Gestão

10 passos para construir uma equipe de alto desempenho

Ter sucesso na missão de formar e manter uma equipe de alto desempenho não gera apenas benefícios para a empresa, mas também aumenta a retenção de colaboradores e a atratividade de talentos. Por estas razões, o alcance destes objetivos torna-se um dos grandes desafios de gestores no ambiente corporativo. Segundo informações identificadas por uma pesquisa recente da consultoria de recrutamento Robert Half, 44% dos 250 executivos brasileiros entrevistados revelaram estar satisfeitos com as equipes e classificaram o desempenho do time como excepcionalmente alto ou acima da média. Já 48% consideram os colaboradores dentro da média e 2% disseram que os resultados estão abaixo do esperado.

Quando questionados sobre as características mais importantes para que cada membro da equipe possa contribuir para o sucesso da organização, as mais citadas foram ética no trabalho/cumprimento de metas (31%) e colaboração/união (31%). “Habilidades comportamentais são tão ou mais importantes quanto às técnicas. É possível treinar um profissional para que ele opere um determinado programa, porém é mais complicado quando esse treinamento refere-se a orientá-lo sobre como interagir com o grupo”, comenta o diretor geral da Robert Half, Fernando Mantovani.

“Os candidatos com as qualificações e os conhecimentos desejados apresentam muitas oportunidades de carreira e são disputados no mercado de trabalho. Portanto, a contratação, motivação e retenção desses funcionários estão entre as maiores prioridades dos gestores”, destaca Mantovani.

Para auxiliar empregadores na formação de um time de sucesso, a Robert Half conta com o E-book  “criando uma equipe vendedora”  disponível para download gratuito no site da empresa. A seguir, os especialistas da consultoria listam 10 dicas para criar e gerenciar uma equipe de alto desempenho:

Crie uma cultura positiva – Um ambiente de trabalho positivo, aberto e transparente é essencial para produzir resultados e reter os maiores talentos. A comunicação é fundamental. Falar abertamente sobre a visão e a estratégia da empresa, assim como capacitar os funcionários, lhes permitirá saber para onde a empresa está indo e como podem ajudá-la a chegar lá.

Aceite a diversidade – Promover um ambiente diversificado onde origens e pontos de vista individuais possam contribuir para uma discussão de negócios mais ampla, ajudará a criar um processo de tomada de decisões mais equilibrado e um local de trabalho inclusivo. Aproveite os pontos fortes individuais e adapte seu estilo de liderança de acordo com eles.

Defina as funções e responsabilidades – Cada membro da equipe deve entender exatamente como sua função contribui para os objetivos de negócios em um âmbito aprofundado.

Trace metas e objetivos – Trabalhar em equipe para definir metas e revisitá-las regularmente ajudará a desenvolver a colaboração, além de reforçar o compromisso da equipe com a empresa. Defina marcos e comemore o sucesso quando forem atingidos.

Promova a confiança – Como cada membro da equipe contribui para a meta, é essencial que os colaboradores confiem uns nos outros como um todo. Um bom líder trabalha incansavelmente para promover essa confiança e, por sua vez, ganha a confiança do time.

Gerencie conflitos – Lidar com conflitos de forma aberta e rápida fortalecerá a confiança e o espírito de equipe. Mesmo um problema pequeno pode se tornar uma crise grave se não for tratado adequadamente. Trabalhe com as pessoas para desenvolver uma solução em conjunto em vez de impor seu próprio remédio.

Recompense para reter – Embora a remuneração seja um motivador importante, muitos funcionários valorizam hoje uma série de vantagens não financeiras, incluindo horário de trabalho flexível e benefícios. Dar os parabéns também ajuda muito. Seja liberal em relação aos elogios, compartilhe os sucessos e comemore com pessoas e equipes em toda a empresa.

Mantenha-os felizes – O segredo para uma equipe motivada e inspirada é manter as pessoas felizes em suas funções. Conheça os colaboradores, afinal, pesquisas mostram que eles são mais produtivos quando se sentem reconhecidos como indivíduos. É importante ficar atento aos níveis de estresse. Quando a pressão de pesadas cargas de trabalho for sentida, pense em contratar funcionários adicionais para aliviar a carga.

Encontre talentos – Recrutar e reter os maiores talentos é essencial para a criação de equipes com alto desempenho. Portanto, Priorizar o recrutamento como parte dos esforços de branding do empregador ajudará a garantir que o talento certo seja identificado e contratado.

Lidere pelo exemplo – Envolva, motive e atraia os membros da equipe. Um bom técnico coloca a visão e os valores principais da empresa em prática e define um modelo para os outros seguirem. Os líderes assumem a responsabilidade pelas ações, estabelecem padrões elevados para si e para os outros.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics