Carreira

13 dicas para tornar o perfil do LinkedIn atrativo

É inegável a importância das redes sociais nos dias de hoje. Inclusive, no mercado de trabalho. O LinkedIn, por exemplo, é uma ótima alternativa para quem está em busca de uma oportunidade profissional por conta da facilitação de comunicação entre os usuários. Este ambiente é ideal para expor projetos, divulgar artigos e fomentar contatos. Ou seja, um ambiente propício para recrutadores procurarem colaboradores para fazer parte dos seus times.

Neste contexto, os cuidados com a rede são essenciais. Dessa maneira, Bia Nóbrega, coach de carreiras, separou as principais dicas para adequar o perfil com as características desejadas pelo universo corporativo. “É importante ter em mente que as informações precisam sempre estar atualizadas independentemente se o usuário procura um emprego ou não para que as interações possam ocorrer de forma mais eficaz e por consequência, abrir novos caminhos”, destaca a especialista.

Quer construir um perfil atrativo? Então, confira as sugestões abaixo.

Imagem

Uma das primeiras preocupações de quem utiliza a ferramenta deve ser a foto de perfil porque ela é a responsável por provocar a primeira impressão no visitante. Portanto, use imagens capazes de passar uma mensagem profissional. Porém, é necessário adequá-las ao segmento no qual você está inserido. Quem trabalha com a área de Comunicação pode formar uma imagem informal e até mesmo diferenciada. Contudo, aos que estão no nicho financeiro ou da advocacia, o uso de uma camisa social ou terno torna-se fundamental.

Fique atento ao endereço

Ao criar uma conta no LinkedIn o endereço (link para a página) costuma ser acompanhado de números. Mas, além de dificultar a busca do candidato, o fator também reduz a beleza estética do perfil do usuário. Então, fique atento para editar o URL no site.

Não deixe o estrangeirismo de lado

Atualmente o inglês é um requisito básico para a contratação em empresas e por este motivo é uma boa escolha criar perfis nesta língua e no português.

Cuidado com o exagero

Nomes com firulas normalmente são banalizados nas mídias e no LinkedIn a questão alcança um ponto crítico. Porém, se você tiver um apelido na empresa, coloque-o entre parêntesis junto ao seu nome. Já em relação a identificação profissional, não use o cargo atual como referência e sim a maneira em que você se identifica dentro da categoria com que trabalha. Não é preciso indicar se é júnior, pleno ou sênior. O ideal é tornar a explicação ampla em vez de se posicionar em uma função tão específica.

Palavras-Chave

A ferramenta segue a tendência do Google de buscas baseadas em palavras-chave. Logo, quanto mais termos relacionados a sua área de trabalho, melhor ranqueado estará o perfil quando algum recrutador estiver na procura de um candidato na rede.

Sumário

Nesta etapa é essencial não se prolongar. Use de cinco a seis pontos para contar quem é você profissionalmente. É importante informar o tempo de atuação no mercado, nível hierárquico, formação acadêmica principalmente as responsabilidades e resultados obtidos no momento. A partir de uma explicação fluída, o recrutador continuará a ler o perfil.

Experiência

A plataforma não é um currículo com limitação de número de páginas. Portanto, conte tudo o que o recrutador necessita saber e lembre-se de incluir as palavras-chave.

Formação

Os cursos de formação precisam estar posicionados pelo mais recente. Ou seja, caso o ensino médio não foi profissionalizante, não é preciso incluí-lo no perfil.

Experiências voluntárias

Atividades voluntárias dizem muito sobre a pessoa e o papel dela na sociedade. Dessa maneira, são apreciadas por recrutadores, o que as levam a ser uma ótima opção para os resultados fora do ambiente profissional.

Competências e recomendações

Atualize as competências com frequência e peça aos colegas para validarem as informações no seu perfil, pois melhorará o desempenho dele.

Realizações

Este item em que se encaixam prêmios, cursos, idiomas e organizações em que você é associado é um diferencial.

Interesses

Influências, publicações, curtidas e grupos fazem parte da vitrine e contribuem para que o possível empregador enxergue que você sabe se relacionar e está antenado nas últimas novidades.

Versão Premium

Essa escolha oferece recursos excelentes para quem realmente busca uma oportunidade. Além de estar apto a entrar em contato de forma direta com as corporações, o posicionamento no ranque da mídia aumenta “naturalmente”. Outra vantagem proporcionada pelo pacote é saber as competências mais procuradas.

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