Atração

3 dicas para fazer a diversidade gerar inovação nas empresas

Ainda hoje, muitas corporações têm dúvidas se a diversidade de pessoas gera mesmo inovação para o negócio. Segundo Cris Kerr, CEO da CKZ Consultoria em Diversidade, a resposta é sim.

No entanto, para isso, é essencial criar um ambiente de trabalho inclusivo e colaborativo onde as pessoas que estão em minoria ou que tem características diferentes do grupo se sintam acolhidas. Ela dá dicas para as empresas se preparem para este ambiente inclusivo. Veja:

Dica 1: Dê voz para a multiplicidade de ideias

A diversidade gera, a princípio, uma divergência. Porém, é exatamente esta divergência de pensamentos e de opiniões que abre caminho para novas ideias, novas soluções e novos produtos, ou seja, para a inovação.

Contudo, é preciso estar atento para as seguintes fórmulas: a divergência combinada com a má comunicação gera conflito, enquanto a divergência combinada com a boa comunicação gera a inovação.

A comunicação é composta por três formas de expressão:

– Mensagens não verbais, que são os gestos, os olhares e a postura;

– O tom de voz, que é a entonação e o volume que você utiliza em uma conversa;

– E a mensagem verbal que é o uso das palavras.

No ambiente corporativo, é muito importante estar atento a forma como você se comunica para que as pessoas não se sintam excluídas ou intimidadas.

Dica 2: Crie uma cultura de respeito

Para que estas pessoas se sintam respeitadas dentro das corporações é preciso:

– Suspender todo e qualquer tipo de preconceito ou julgamento

– Ouvir a pessoa na essência, praticando a escuta ativa, isso quer dizer que além de prestar atenção, também não deve haver interrupção durante a fala do outro

– Estar aberto e receptivo para as ideias novas

Desta forma, se cria uma relação de respeito e de confiança entre a equipe da empresa.

Dica 3: Crie um caminho acolhedor entre os diversos

O acolhimento é a melhor forma de fazer com que os colaboradores se sintam pertencentes. Eles se sentem significativamente mais incluídos quando são notados e reconhecidos por suas colocações e ideias.

Desta forma, eles se sentem parte, se conectam com o grupo, criam um vínculo de confiança e passam a colaborar, dando sua opinião de forma verdadeira.

Estes três passos criam um caminho harmonioso para a diversidade, pois incluem as pessoas, integram os times, aprofundam o diálogo e, assim, geram a inovação.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics