Atração

4 dicas importantes para a inclusão LGBT no mercado de trabalho

O final da segunda década do século XXI propiciou mudanças importantes à humanidade em diversas áreas do conhecimento. Uma das principais é, sem dúvida, um novo entendimento da sexualidade e das questões de gênero, que aos poucos deixam de ser tabu e começam a ser compreendidas com naturalidade.

Ainda assim, sempre que necessário, é importante que o profissional de RH, em consultorias ou dentro da empresa, esteja atento às interações profissionais e às contratações.

Abaixo, algumas orientações válidas a este profissional para que ele faça do ambiente profissional um local cada vez mais inclusivo, de acordo com a consultoria Luandre.

1. Valorização

Um plano de diversidade estruturado significa a reafirmação do compromisso com a valorização de cada um dos colaboradores. É importante que exista nesse contexto a disseminação de informações, a conscientização geral e o aprendizado para com diferentes grupos e cenários. Cada empresa deve encontrar seu próprio caminho para tanto, mas o objetivo deve ser sempre garantir um bom nível de autoestima para todos os colaboradores.

2. Clima organizacional

O conjunto de ações que visa à inclusão promove e desenvolve um ambiente sustentável e melhora o clima organizacional. A participação LGBT, segundo empresas que já aplicam esta política de inclusão, permite o desenvolvimento da cultura do respeito entre todos os envolvidos.

3. Reputação empresarial

Uma empresa inclusiva é uma empresa dotada de postura ética e não preconceituosa. É o tipo de ambiente de trabalho em que a organização tem interesse em contribuir para a reestruturação da dinâmica social, o que gera reconhecimento do público externo e interno, refletindo em maior potencial, inclusive na captação de clientes que se identifiquem.

4. Engajamento

É difícil preencher expectativas com relação ao resultado apresentado por uma equipe se não for permitido aos colaboradores que estejam ali por completo, sendo eles mesmos durante o horário de trabalho. Um ambiente que valoriza e respeita a individualidade dos colaboradores é capaz de atrair e reter seus, possibilitando a eles a disposição de assumir riscos e o envolvimento necessário para atingirem o êxito.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics