Gestão

4 dicas para comandar a empresa com seu parceiro

Flores e músicas românticas tomam conta dessa semana por causa do dia dos namorados (12/06). Neste contexto, apesar da dificuldade de alcançar o equilíbrio da vida pessoal com a profissional, existem casais que escolhem comandar um negócio juntos. Este é o caso de Luzia Costa e Renato Júlio. Com um relacionamento de 21 anos, o casal está à frente do Grupo Cetro – Detentor das marcas Sóbrancelhas e Beryllos.

“Desde a minha primeira empresa eu tive o apoio do meu marido. Além de melhorar o crescimento do empreendimento, todo esse companheirismo também é essencial no casamento”, afirma a empreendedora. Mas, para a parceria render bons frutos, é necessário estar atento a certos pontos. Veja as dicas de Luzia abaixo:

  1. Equilíbrio entre o profissional e pessoal

Deixar o trabalho apenas no ambiente empresarial seria o ideal. Porém, no dia a dia é difícil desligar-se totalmente de assuntos profissionais quando estão em casa. Portanto, é preciso buscar o equilíbrio. Em momentos a dois, evite utilizar o celular ou verificar e-mails. Vale desabafar situações do cotidiano, porém, não se esqueça de usar o tempo para aproveitar o relacionamento. Desliguem-se por algumas horas dos negócios.

  1. Aproveite as qualidades do (a) parceiro (a)

Você mais do que ninguém conhece as experiências e habilidades do seu marido/esposa/namorado/namorada e pode usar os pontos fortes a favor dos negócios. Por exemplo, se você tem mais flexibilidade com pessoas, administre os funcionários. Se o seu parceiro é melhor com números, deixe o setor financeiro com ele. É muito importante saber separar as responsabilidades para evitar conflitos na gestão da empresa e no relacionamento pessoal.

  1. Definam os mesmos objetivos

Para qualquer relacionamento, os objetivos precisam ser iguais para o sucesso. Por isso, se planejem juntos sobre os passos da empresa, metas pessoais, entre outros temas importantes. Entrem em consenso e trabalhem juntos como um time a fim de auxiliar um ao outro nas decisões.

  1. Esqueça as discussões pessoais

Todo casal pode passar por momentos de desentendimentos e estas ocasiões não podem atrapalhar o andamento do trabalho. Dessa maneira, lembre-se sempre que além de um casal, vocês são colegas de profissão e é necessário saber lidar da mesma forma que lidaria com outros colaboradores. E claro, jamais discutir ou misturar assuntos pessoais na frente de outros colegas. É importante ressaltar que os gestos de carinhos no ambiente de trabalho também devem ser evitados.

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