Atração

4 maneiras criativas para contar a história da sua marca empregadora

Uma pesquisa recente divulgada pela ferramenta de buscas de vagas Indeed sobre “como os melhores profissionais procuram emprego” revelou que 46% dos candidatos com melhor desempenho em processos de seleções são atraídos por empresas com as melhores reputações, enquanto 29% buscam trabalhos mais desafiadores. Ou seja, é clara a importância de se fortalecer o lado de marca empregadora para atrair os talentos do mercado. Nesse cenário, apenas uma boa descrição do cargo já não é mais suficiente.

Segundo Felipe Calbucci, country manager do Indeed no Brasil, o caminho ideal para formar uma boa equipe é uma ótima história. Afinal, as narrativas em descrições de emprego, sites de carreira e mídias sociais da organização são as responsáveis por diferenciar a marca empregadora. “Destacar os diferenciais da organização como, cultura, benefícios e eventos nos meios de comunicação atrairá talentos que buscam encontrar aempresa ideal”, afirma o executivo.

Calbucci lista quatro maneiras criativas para criar a história da marca:

 Mídia Social

Snapchat tornou-se uma ferramenta extremamente popular nos últimos anos. Mais de 150 milhões de pessoas usam o aplicativo todos os dias. Não se pode ignorar números como esses ou a capacidade de alcançar candidatos do ponto de vista de recrutamento. Uma das razões pelas quais as pessoas abraçaram a plataforma é a natureza indulgente do conteúdo. É possível, por exemplo, utilizar listas do Spotify para compartilhar os gostos musicais dos colaboradores. Cada música transmite uma sensação e uma maneira de contar histórias, em alguns casos é melhor do que perguntar a seus funcionários quais músicas estão na trilha sonora da sua empresa.

Eventos presenciais

Feiras de carreira e eventos de networking ainda são práticas comuns para recrutadores que procuram encontrar possíveis candidatos. Mas,essas ocasiões oferecem uma excelente oportunidade para destacar sua marca empregadora. Sim, você pode distribuir camisetas, adesivos ou outros presentes, além de conseguir compartilhar a sua cultura organizacional. Nessas iniciativas, as pessoas são embaixadoras da sua marca. Uma boa opção é a utilização de telas para destacar o conteúdo social dos colaboradores. Nesse cenário, é papel da empresa incentivar os seus colaboradores a criar um conteúdo de qualidade e aproveitar as informações ao máximo.

Vídeo ao vivo

Esta é uma forma divertida, transparente e criativa de compartilhar sua cultura organizacional. Existem situações únicas e interessantes que acontecem dentro de empresas de todos os tamanhos  e perfis. Nesse contexto, plataformas como o Facebook Live e o Periscope do Twitter permitem que você as compartilhe com seu público. Como assistir a uma maratona hacker de 24 horas “pessoalmente”, ou testemunhar a alegria dos agradecimentos dos funcionários e o trabalho voluntário para o bem social. Capturar e compartilhar esses momentos em vídeo ao vivo é uma ótima maneira de ter um conteúdo para atraçãode talentos.

Avaliações de funcionários

Os resultados de avaliações dos empregadores mudaram a maneira como as pessoas pesquisam seu próximo emprego. As opiniões e experiências de colaboradores atuais e antigos impactam significativamente na forma como os empregadores são percebidos pelos talentos em potencial. Compartilhar essas avaliações nos canais sociais mostra aos colaboradores o quanto o empregador valoriza o feedback deles. Assim, é possível ler avaliações de mais de 2,4 milhões de companhias e aprender mais sobre as organizações que se deseja trabalhar.

Por fim, para saber mais informações sobre a pesquisa do Indeed, acesse: Estudo de Atração de Talento: Como os melhores profissionais procuram emprego.

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