Desenvolvimento

5 dicas para construir uma boa relação com as gerações Y e Z

Os millennials (Y) dos nascidos entre 1980 e 1990 é composta por jovens que acreditam que suas ações podem fazer do mundo um lugar melhor. Ou seja, trabalham com um propósito. Além disso, estão sempre em busca da auto-realização e possibilidades de crescimento. Por estes motivos, acabam por ser multitarefas.  Já a geração Z nasceu na segunda metade de 1990 com o avanço tecnológico. Portanto, são imediatistas e baseiam-se na velocidade da informação online.

“Essas duas gerações vivem de forma conectada na internet e perdem um pouco o rumo quando ficam sem recursos tecnológicos que permitam saber o que acontece no mundo em tempo real e sem que possam fazer parte dele através das redes sociais”, comenta o especialista em comunicação verbal Kim Archetti.

Para Archetti, é fundamental adotar uma postura diferenciada quando se quer comunicar com estes dois grupos. “Antes de tudo é preciso saber para quem você irá falar, só assim é possível criar uma conexão que trará o retorno e a atenção buscada”. Veja mais dicas do especialista abaixo:

Aposte no humor

Humor e entretenimento não são o oposto de autoridade e credibilidade. Esses recursos – se utilizados de forma estratégica, na abordagem certa e de forma inteligente- trazem ótimos retornos no quesito engajamento. “Quando você procura formas de se divertir com cada situação, tudo flui de forma natural”, destaca.

Demonstre entusiasmo

Em qualquer conversa, seja com amigos ou com colegas de profissão, é preciso manter uma entonação que indique seu entusiasmo com a conversa, seja para atrair a atenção do ouvinte ou para demonstrar que está interessado.

“Ninguém gosta de falar ou muito menos de receber insights com pessoas que aparentam estar pouco entusiasmadas. Busque manter uma postura que demonstre toda a sua vontade de estar fazendo o que está fazendo para quem está ao seu redor”, pontua.

Não subestime seu público

Essas são duas gerações confiantes em si e cheias de autoestima procuram por empregos com melhor qualidade de vida e realizam atividades ligadas ao que gostam ou desejam para as vidas profissionais.

“Aborde temas que tenham relevância e foque em conteúdos que agreguem valor ao seu público. Pesquisar antes o que pode ser questionado é uma das maneiras de garantir que a mensagem adequada será entregue corretamente”, recomenda.

Mantenha-se bem informado

Quantas vezes você já passou por uma situação em que não sabia do assunto sobre o qual as pessoas estavam conversando? Com esses dois públicos, a situação ocorre com maior freqüência, uma vez que programas favoritos de humor, séries e filmes tornam-se inspiração para novas palavras, ou viram a “piada do momento”.

Uma pesquisa online global realizada em 2016 pela Nielsen com 30 mil pessoas em 60 países mostra que a TV ainda é a principal fonte de notícias, tanto para a geração Y (48%), quanto para a Z (45%) e que os buscadores estão entre as três principais fontes de informações.

Respeite a diversidade

A característica passada da geração Y para a Z é que o respeito às diferenças é fundamental. Diferenças de gênero, raça, religião ou comportamento são questões fortemente defendidas por ambas. Então, quem tem interesse de se comunicar com estes jovens deve estar atento a este fator.

Segundo um estudo recente da consultoria Consumoteca realizado com jovens entre 17 e 21 anos, 37% dos entrevistados preferem consumir produtos de marcas que sejam atuantes com causas sociais, sendo que 46% deles dão ainda mais valor se as causas forem ligadas ao feminismo, igualdade racial ou direitos dos animais.

“Eles tem enraizado o sentimento de que o mundo só passará a mudar a partir do momento em que cada um mudar também e, por isso, tornam-se protagonistas de suas próprias vidas, com a consciência de que cada um é responsável 100% sobre tudo o que acontece nela”, afirma o especialista.

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