Estratégia

5 dicas para fazer um controle financeiro impecável

Manter o controle financeiro da empresa nem sempre é fácil. Isso porque possuímos umas das maiores cargas tributárias do planeta e ainda temos que lidar com a grande concorrência dentro de um país empreendedor.

E não obstante, o controle financeiro é basicamente o pulmão de uma empresa. Sem fluxo de caixa é impossível fazer um negócio prosperar. Então confira 5 dicas para fazer um controle financeiro impecável do seu negócio!

Separe “o que é CPF do que é CNPJ”

Este é um erro comum a muitos pequenos e até mesmo médios empreendedores. Fazer um controle financeiro impecável sem separar o dinheiro que é seu como pessoa física do que deve ser destinado para a empresa é um erro mortal.

Assim, fica muito difícil ter informações e saber para onde está indo o dinheiro. Tudo se torna uma bagunça e, para gerir um negócio, organização é a palavra de ordem.

Então preste muita atenção e divida o que é seu e o que é da sua empresa.

Faça um raio x periódico da saúde financeira da empresa

Junte todas as contas pagas e as que ainda não foram debitadas, assim como o histórico de vendas do período analisado. Você precisa saber quais foram todos os seus gastos e o quanto de dinheiro sobrou no caixa.

Para tal, é preciso manter organizadas todas as notas fiscais, comprovantes de contas, impostos e quaisquer documentos importantes para a análise. Com base nos resultados, você terá informações preciosas que dirão muito sobre como anda a saúde financeira da sua empresa.

O saldo é positivo? Negativo?

Com base nas informações obtidas, vamos para a nossa próxima dica de como fazer o controle financeiro:

Tome medidas para otimizar o controle financeiro

Dependendo do diagnóstico realizado, você poderá corrigir as falhas detectadas no seu orçamento, tal como gastos desnecessários. Um exemplo claro disso é a compra de muitos produtos que trazem menor margem de lucro e têm pouca saída, ou seja, vendem pouco.

Ao invés de investir nesses produtos ou serviços que não estão dando resultados, comece a perceber o que está dando certo e mude o foco, transferindo dinheiro do que não está funcionando para o que te dará resultados.

Além disso, estabeleça um método de análise dos dados, use softwares e planilhas que facilitem o registro de dados e informações. Às vezes a falta dessas estatísticas pode prejudicar o controle financeiro da empresa.

Crie metas de curto, médio e longo prazo

Ter uma estratégia de controle financeiro é essencial para manter o negócio vivo, ainda mais quando a economia não vai bem. Alguns empreendedores cometem o erro de queimar seu faturamento durante bons anos de vendas, ao invés de criarem reservas emergenciais para lidar com desafios de uma economia desaquecida.

Pode acreditar, quem poupa na época das “vacas gordas” sobrevive com mais confiança e tranquilidade durante o período das “vacas gordas”.

Estabeleça metas para os próximos meses, para o ano e também para os próximos anos. Podemos exemplificar uma estratégia de como fazer o controle financeiro de uma empresa da seguinte forma:

Meta para os próximos três meses: gerar economia de água e luz no empreendimento, assim como material de escritório e recursos no geral. Além disso, começar a arquivar as informações de forma organizada e, se ainda não existe nenhuma forma de controle e gestão financeira, iniciar um programa para que isso ocorra.

Meta para o ano: reduzir os custos totais em pelo menos 10% e, se possível, chegar à 20% de economia. Além disso, manter uma base de dados impecável, com dados que agilizem o diagnóstico e permitam uma tomada de decisão rápida.

Meta para os próximos 5 anos: converter parte de todo o dinheiro economizado em superávit, um fundo de reservas emergenciais. Além disso, parte do dinheiro será investido para gerar juros e trazer mais lucros no longo prazo.

Percebe a diferença? Assim fica muito mais fácil fazer um controle financeiro impecável!

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
21º TOP of MIND de RH
x
Web Analytics