Estratégia

5 verdades sobre a perspectiva de um líder

Líderes são levados a lidar com as mais diversas situações em seu dia-a-dia. Para serem bem-sucedidos em cada uma delas, é preciso entender que a perspectiva faz toda a diferença. É preciso aprender a olhar o mundo não só com a nossa perspectiva, mas com a perspectiva dos outros, caso contrário você se tornará extremamente limitado, sem empatia e sem poder de influência.

Pensando nesse assunto, há cinco verdades que quero compartilhar com você sobre perspectiva.

1. Nossa visão sobre os outros depende de quem nós somos

Nossa percepção do mundo, das pessoas e até de Deus está diretamente ligada a quem nós somos e como nos vemos. Tudo que enxergamos passa pelas nossas lentes e filtros pessoais. Por exemplo, quando alguém não faz algo que deveria é porque é preguiçoso, quando eu não faço é porque estou ocupado. Quando alguém faz algo além das suas funções ele está ultrapassando os limites, quando eu o faço é porque tenho iniciativa. Quando alguém agrada o chefe é um puxa saco, quando eu o faço é porque sou colaborativo e a lista é infindável. Tudo que enxergamos é baseado em nossa perspectiva.

2. Nossa perspectiva muda quando nos envolvemos emocionalmente

Grande parte das vezes em que alguém muda radicalmente de opinião é porque se envolveu emocionalmente com o problema ou situação. Lidar com situações que requerem firmeza, disciplina e admoestação não parece um grande problema quando não estamos emocionalmente envolvidos, mas quando se trata de algum familiar ou de alguém que nós amamos, tudo muda e se torna mais complicado e doloroso.

3. Ao ver nem sempre podemos crer

Ao ver algo com os nossos olhos não é garantia de que estamos contemplando a verdade. Antes da segunda guerra, muitas culturas machistas impunham que as mulheres andassem atrás dos homens. Após a guerra, as mulheres passaram a andar na frente. Ao olhar essa mudança, talvez você diga que houve uma evolução, um aumento de respeito pelas mulheres, o surgimento de um cavalheirismo não existente até então. Mas a verdade é que após a guerra, muitos locais ainda possuíam minas escondidas no chão e os maridos usavam suas mulheres como batedores para ter certeza que o terreno estava limpo. As coisas nem sempre são o que parecem.

4. Nós revelamos a nós mesmos de acordo com o que vemos

Em uma mesma situação, pessoas diferentes são capazes de perceber realidades completamente diferentes. A visão está no olho de quem vê. Em um experimento, algumas pessoas viram uma série de vídeos sobre um assassinato e cada pessoa apresentou uma história diferente. Se você mostrar uma mão cheia de dinheiro para uma criança ela vai pensar que vai ganhar um brinquedo, para uma esposa talvez ela pense que vai ganhar flores e para você pode significar uma conta a ser paga. Tudo depende da perspectiva pessoal. Líderes precisam entender que isso também ocorrerá com suas equipes. Isso não quer dizer que as pessoas estão mentindo ou fantasiando sobre algo, mas apenas revela quem elas são.

5. Nossa visão determina nosso voo

Nós definimos nosso voo de acordo com o que vemos. Algumas pessoas definem voos altos e algumas pessoas planejam apenas sair da cama de manhã. Pessoas que buscam grandes coisas atraem grandes pessoas, pessoas que buscam coisas pequenas atraem pessoas pequenas e pessoas pequenas normalmente casam grandes problemas. Tudo depende de para onde estamos olhando e traçando nossa rota.

Amplie sua visão. Como líder, aprenda a entender a perspectiva de sua equipe. Quando fizer isso, sua visão será mais longa e sua percepção da realidade sofrerá menos distorções provenientes de suas lentes. Acima de tudo, mantenha os olhos fitos no que tem valor e que te leve a realizar os mais altos.

Por Ricardo Resstel, coach, palestrante e membro licenciado do John Maxwell Team.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics