Gestão

7 caminhos para garantir a confiança da equipe

Existe a sensação de distanciamento entre você e os colaboradores? Há insegurança por parte da equipe em relação a sua liderança? Precisa explicar os motivos para cada decisão? Caso as respostas para os questionamentos sejam sim, significa que precisa focar os esforços em gerar a confiança do seu time em você.

Exercer o papel de líder em uma organização não é tarefa fácil e entre os desafios diários da função está a garantia do engajamento dos funcionários, afinal, é necessário encorajá-los para que trabalhem em prol de um objetivo em comum. Pensando em contribuir com este processo, o Profissional & Negócios em parceria com a consultoria de Coaching Febracis listou sete passos para alcançar o alinhamento no ambiente de trabalho.

1 – Honre as promessas

Não faça nenhuma promessa que não possa cumprir aos colaboradores. Por menor que seja, um comprometimento não realizado destrói a confiança no potencial de liderança. Por exemplo, não oferte uma promoção salarial sem que a atitude seja aprovada pela empresa

2 – Seja transparente

A transparência está diretamente ligada à confiança que os colaboradores têm na nos líderes. Mas, isso não significa que você deve revelar informações confidenciais ou dados estratégicos. No entanto, é fundamental que a equipe tenha clareza da real situação da sua posição na empresa. Ou seja, das possibilidades de crescimento profissional e do desempenho esperado.

3 – Não seja um “carrasco”

Para ter a confiança do time é necessário tratá-los bem. Ao mostrar ao colaborador que não é só o conteúdo produzido por ele que importa e sim quem ele é como pessoa, cria uma aproximação.

4 – Prestigie a equipe

Quando o funcionário sente-se valorizado, os laços se fortalecem. Portanto, pense em aumentos salariais, feedbacks positivos, ofereça cursos ou um bom livro que ajudará no crescimento profissional dele. Essas atitudes indicam que você se importa com o desenvolvimento do time.

 5 – Incentive

Em vez de apenas mandar, seja um incentivador porque os colaboradores reconhecem a diferença entre receber uma ordem e serem encorajados. O comportamento faz com que o time sinta-se capaz de alcançar mais realizações e enxerguem que o sucesso da empresa está veiculado ao deles, o que gera um aumento de produtividade e autoconfiança. Portanto, incentive o cumprimento das tarefas e dê autonomia. Porém, diga a eles quais são os resultados esperados.

6 – Não tenha favoritos

Tome cuidado para não delegar atividades sempre a uma mesma pessoa, elogiar um único colaborador de forma constante na frente dos demais ou convidar sempre os mesmos para atividades sociais fora da empresa. Essas ações prejudicam a relação de confiança a ser construída.

7 – Mostre competência

As pessoas não confiam em alguém de potencial duvidoso no universo       corporativo. Então, é necessário ser um perito. Nunca interrompa os estudos, leitura e aprendizado. Tenha humildade para buscar a melhoria contínua, pois além de aumentar a confiança dos colaboradores, será uma referência para eles.

            

 

 

 

 

 

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