Estratégia

7 características que não podem faltar em um líder

O líder dentro de uma organização torna-se o ponto de equilíbrio e peça-chave para fazer a diferença nos negócios. Mais do que todos, este profissional deve acreditar no potencial da empresa e de sua equipe. Contudo, infelizmente podemos notar no ambiente corporativo bons profissionais que são alçados ao papel de líderes e por inabilidade ou despreparo não conseguem desenvolver esse papel de forma adequada, o que causa muitos problemas em relação à clima e performance.

Diante deste cenário, o líder só poderá ser agente motivador se estiver motivado e partido desse princípio, existem características de lideranças que devem ser identificadas e potencializadas. Confira-as abaixo:

Paixão

O primeiro diferencial é que o líder deve ser um apaixonado pelo que faz, caso contrário não haverá inspiração e entusiasmo. Portanto, para atingir esse papel é importante ter em mente fazer o que ama e amar o que faz.

Transparência

Um líder deve ser um profissional em que as pessoas confiem, por isso deve ser sincero. Essa atitude é capaz de gerar engajamento entre os colaboradores.

Sabedoria

Ter uma ampla gama de conhecimentos é fundamental em um cargo de liderança. Por este motivo, ir em busca de conhecimentos novos é fundamental para ser capaz de ajudar a equipe em casos de necessidade.

Audácia

Um líder precisa ser capaz de assumir responsabilidades e saber lidar com as consequências dos erros ou acertos. Para que este comportamento floresça é necessário ter audácia para correr riscos.

Autoconhecimento

Autoconhecimento é imprescindível em um líder para gerar o autocontrole. Dessa maneira, o profissional estará apto a compreender os próprios limites, lidar com os parceiros e tomar decisões assertivas.

Resiliência

Ter resiliência é fundamental, pois é necessário estar pronto para mudar de rota sem perder a serenidade e foco a fim de conduzir a equipe nas mudanças que o mercado impõe.

Habilidades de comunicação

Ter habilidades de comunicação ajuda nos momentos de delegar tarefas com clareza para a equipe, ter sucesso em reuniões e alcançar ótimos resultados por meio da persuasão.

Por fim, muito se confunde o líder com o “chefe”, mas esta função não é apenas sobre coordenar trabalhos. O ideal é ter um aprofundamento sobre o tema a fim de ser mais respeitado e assim atingir a eficiência necessária para a produtividade e lucratividade da empresa.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics