Desenvolvimento

7 passos para uma palestra de impacto

A criação de apresentações e palestras de alto impacto requer mais que vontade; é preciso técnica para estruturar o conteúdo e encontrar um significado para o público. Além de construir uma ideia central clara e objetiva, acreditar no tema escolhido e possuir conhecimento e credibilidade para abordá-los são princípios básicos.

Silvia Noara Paladino, jornalista, escritora e cofundadora da agência Essense, lista os principais pontos a serem considerados na defesa de uma ideia, um projeto ou até mesmo um sonho:

1. “Tenha um propósito e uma ideia que você ame e compreenda”. Se você ainda não encontrou nenhum dos dois, dê o tempo necessário para que esses conceitos amadureçam. Uma palestra poderosa depende fundamentalmente dessa concepção. Muitas das melhores palestras são simplesmente baseadas em uma experiência pessoal. A nossa própria história de vida é, por sinal, uma excelente matéria-prima.

2. “Defina o tema central”. Que frase define de maneira concisa, clara e objetiva o seu propósito? Esse é o primeiro passo e norteará a criação do conteúdo. Todos os pontos precisam se conectar a essa ideia, que deve trazer uma nova perspectiva e uma abordagem específica, que desperte curiosidade.

3. “Menos significa mais”. Um erro muito comum é tentar cobrir todo o assunto, ou explorar toda a sua carreira e experiência, em um único momento. Se você tentar empurrar tudo o que sabe, não conseguirá ter profundidade em nada. Acabará transmitindo uma mensagem genérica e abstrata, que está longe de convencer e encantar o público.

4. “Forneça exemplos”. Eles ajudam você a partir de uma ideia abstrata para a visualização efetiva de um conceito, de que forma é aplicado e que efeitos provoca. Limite a sua mensagem a ideias que podem ser exemplificadas e dê vida aos pensamentos. Não seja superficial no que realmente importa.

5. “Não caia em armadilhas comuns”. Evite o discurso de vendedor. Assim com um ator que sobe ao palco, um palestrante precisa ter, em sua essência, a intenção de dar, não de receber, ainda que tenha o objetivo de vender alguma coisa. Outro erro é serverborrágico e redundante. A audiência sabe quando alguém está desperdiçando o seu tempo.

6. “Não persiga a inspiração”. Se você quer inspirar o público, tenha em mente que inspiração é algo que se constrói naturalmente enquanto você está sendo sincero, autêntico, sábio. Não pode ser forçada, nem conquistada apenas pelo carisma. Chris Anderson, curador do TED Talks, maior referência da atualidade em palestras de alto impacto, define que ‘inspiração é como o amor – você não obtêm  perseguindo-a diretamente’.

7. “Faça uso do verdadeiro storytelling”. A arte de contar uma história é mais que entretenimento ou ferramenta para vender mais. Trata-se de um fundamento da ciência das comunicações e das artes que cria humanização e autenticidade ao conteúdo, a partir da revelação de verdades universais e, ao mesmo tempo, de detalhes que tornam a experiência única. Mas, se utilizado de forma equivocada, esse recurso pode afastar o público, ao invés de aproximá-lo. Vale um estudo sobre suas técnicas de utilização, que são dominadas por escritores, roteiristas e outros profissionais da área.

“É necessário construir um discurso que realmente faça diferença para a audiência, que seja capaz de elucidar, encantar e persuadir. Os caminhos e as respostas estão em nossa essência, mas nem sempre é fácil enxergar o que está dentro de nós”, analisa Silvia.

Em relação à memorização da palestra, ela reforça que é preciso entender qual método traz mais conforto e segurança a cada um. “No Brasil, temos a cultura do improviso, mas, se você está preocupado em lembrar o que precisa dizer a seguir, perde a chance de se concentrar no que realmente importa: encantar a audiência”, finaliza a especialista, lembrando que improviso não significa despreparo.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics