Engajamento

Assédio moral é mais frequente em tempos de crise, afirma especialista

O assédio moral nas organizações não é algo novo e as legislações que tratam a respeito da violência no ambiente de trabalho ajudaram a amenizar, mas não conseguiram extinguir o problema. Mas, de fato, o que caracteriza o assédio moral?

Renato Santos, sócio da S2 Consultoria, explica que a violência moral no ambiente de trabalho, que costuma ser bem mais frequente em tempos de crise, é toda e qualquer atitude arbitrária, como palavras, gestos e comportamentos que, proposital e repetidamente, ofenda a integridade física ou psicológica de uma pessoa, prejudicando e ameaçando seu emprego e desgastando o clima no ambiente de trabalho. Para ele, os procedimentos mais comuns de assédio moral são: atribuição de erros ou equívocos ilusórios ao trabalhador; sobrecarga de atividades; a exigência de trabalhos urgentes, sem necessidade; ameaças; insultos e provocações; agressão física ou verbal; entre outros.

Segundo o especialista, o assédio moral costuma ser mais frequente em tempos de crise pois está intrinsecamente relacionado à pressão por resultados, uma vez que quanto maior a necessidade em atingir metas maior será a competição generalizada. “Assim, em tempos de crise, os recursos disponíveis às organizações são reduzidos e os desafios de produtividade são majorados, o que implica em maior pressão exercida pelos gestores e uma maior tolerância a forma de cobrança”, afirma.

De acordo com Santos, para eliminar o assédio no ambiente de trabalho é fundamental que os empregados denunciem tais atos. “As organizações estão se instrumentalizando com canais de denúncias seguros e anônimos para inibir assédio e fraude. A única forma de eliminar o assédio é combate-lo diretamente. É um erro pensar que o assediador vai deixar de assediar após passado um tempo, pois o tempo e a omissão é alimento para esse tipo de comportamento”, enfatiza.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics