Gestão

Computadores, tablets, smartphones: como cuidar da saúde dos olhos?

O médico, consultor e especialista em Saúde Corporativa o Dr. Ricardo De Marchi, diz que a saúde começa com pequenos cuidados e hábitos que fazem parte do dia a dia.  O número de horas em frente a telas de computadores, celulares e TVs, tem crescido exponencialmente e a maioria de nós não percebe este comportamento.

As queixas são diversas: visão cansada, com diminuição da acuidade, irritação, dor, entre outros. “Cuidados com os olhos devem ser levados a sério. Ter a sensação de areia ou secura nos olhos têm diferentes causas”, explica o médico.

O doutor Ricardo cita dicas que podem ser uteis nesse cenário de utilização crescente de computadores ou smartphones.

Ajuste a tela

A ideia é que o ângulo na altura correta não faça você ficar com os olhos arregalados, o que contribui ao ressecamento. E no caso dos smartphones traga-o para a altura da cabeça, evitando a inclinação e sobrecarga da cervical.

Pisque os olhos mais vezes

Quando tiver fazendo qualquer atividade no computador, procure fazer algumas pausas e desviar os olhos da tela. Pisque várias vezes seguidas, isso lubrifica naturalmente os olhos e aliviará ressecamento.

Regule o brilho

O brilho da tela em excesso contribui e pode causar cansaço nos olhos, então reduza o brilho e deixe o mais confortável possível não tão claro e não tão escuro.

Consulte o médico

Ao sinal de desconforto, e irritação constante, visite um oftalmologista, ele será seu aliado em aconselhar o melhor tratamento, ou faça uma vez por ano um check-up ocular.

O doutor De Marchi alerta para o uso de colírio, que deve ser apenas aquele receitado pelo médico oftamologista. E ressalta: “O uso de colírios sem orientação médica pode até piorar o problema e por isso, deve evitar a automedicação.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics