Gestão

Com nova sede, Pepsico Brasil consolida transformação da cultura organizacional em busca de flexibilidade

Após divulgar metas ambiciosas de sua estratégia de Performance com Propósito para 2025, baseada em três pilares (‘Planeta’, ‘Produtos’ e ‘ Pessoas’), a PepsiCo anuncia o “uniCo” – e toda a estratégia que há por trás da nova sede. Trata-se de um novo momento na cultura organizacional da companhia que promove a flexibilidade, dinamismo, autonomia e criatividade no ambiente de trabalho. Para firmar essa mudança, a empresa apresenta sua nova sede na capital paulista com elementos que incentivam a interação em um ambiente multifuncional.

De acordo com Marcus Vaccari, vice-presidente de Recursos Humanos, o uniCo é mais que um prédio. “Ele é a síntese da cultura organizacional da PepsiCo que define quem somos, o que fazemos e como trabalhamos”, destaca o executivo.  O novo escritório traz uma série de novas políticas internas com foco no bem-estar, como: home office, sala exclusiva para lactantes, espaço para massagens, áreas de convivência temáticas, entre outras. Segundo Vaccari, as novidades refletem o DNA da companhia e melhoram a qualidade de vida dos funcionários. “Buscamos oferecer o máximo de mobilidade, por meio da criação de ambientes abertos, informais e colaborativos, sustentados por políticas modernas de trabalho. Com este modelo, a empresa ganha muito em produtividade e agilidade, comenta.  

A nova sede, que recebe aproximadamente 1000 colaboradores, tem a informalidade como uma de suas premissas. Entre as práticas de flexibilização, há programas como o ‘Flex Office’ que propõe mesas de trabalho iguais e rotativas, independente de nível ou posição hierárquica, possibilitando um ambiente fluido e de ‘portas abertas’. Outras novidades são o ‘Flex Day’ e o ‘Flex Hours’, que estipulam dias livres concedidos por compensação de banco de horas, além de jornada diária de entrada e saída flexível. Há ainda uma quarta iniciativa para tornar o dia-a-dia do empregado mais adaptável, o Flex Place, que permite aos funcionários fazerem home office uma vez por semana.

“Trabalhamos para nossos consumidores e clientes com foco em resultados, mente aberta na busca por soluções e agilidade na tomada de decisões, sem descuidar de nossa gente”, este é o manifesto da PepsiCo e que pode ser lido nas paredes do único. “Essa é a premissa básica que reflete a nossa cultura organizacional, intimamente conectada com a nossa visão de Performance com Propósito, fazendo com que as pessoas sintam esse novo momento de forma mais intensa”, explica Vaccari.

Conheça o uniCo, a nova sede da PepsiCo:

– Área total: 7 mil metros quadrados em 10 andares e meio;

– Ambientes temáticos: cada andar reflete um objetivo da PepsiCo (motivacional, presença de marca, consumidores, representação da diversidade, inclusão, etc.);

– Número de postos de trabalho: 750 (rotativos);

– Capacidade de ocupação:  mais de 1000 pessoas (considerando os espaços informais, salas de reunião, andar social, etc.);

– Projeto do uniCo: Athié Wohnrath Arquitetura Corporativa;

– Projeto do edifício: Botti Rubin Arquitetos;

– Certificação LEED Gold

A nova sede da empresa possui, ao todo, sete mil metros quadrados distribuídos em dez andares e meio, sendo cada um deles reflexo de um objetivo da companhia, seja motivacional, comportamental, institucional, presença de nossas marcas e consumidores. Com o uniCo, a PepsiCo uniu as operações de três escritórios em São Paulo (SP), criando novas políticas e um ambiente de trabalho para mais de 1000 pessoas de variados sexos, idades, etnias, sem que elas precisem abrir mão de sua identidade.

No aspecto ‘motivacional’, um exemplo é a área da copa com mensagens criadas para os colaboradores e uma sala de massagens para criar um ambiente informal. No aspecto ‘presença de marca’, um andar foi pensado para receber parceiros e fornecedores, com salas com os nomes dos produtos. Além disso, exemplificando a preocupação da companhia em melhor receber e acolher as mulheres na volta da licença maternidade, foi criada uma sala especialmente para as mães, onde elas podem ter privacidade para tirar o leite materno. Existe ainda um andar de convivência com auditório, tornando o prédio um verdadeiro símbolo do movimento cultural “uniCo” da PepsiCo.

Outro diferencial do prédio está nas salas de reunião, que agora são estampadas com imagens de pessoas comuns e batizadas com nomes de consumidores. “Queremos nos certificar que estamos entregando o melhor para quem importa, nossos clientes e consumidores. Por isso, ao criar os ambientes, quisemos que nossos funcionários tivessem a sensação de estarem ao lado das pessoas que consomem os nossos produtos”, revela Vaccari.

Assinado pelo renomado escritório Botti Rubin Arquitetos, o projeto do edifício apresenta curvas suaves na fachada principal e deixa visível parte de sua estrutura, o que proporciona movimento e o destaca em meio aos prédios da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek. O projeto foi concebido com base nas melhores e mais recentes práticas de construção sustentável, com certificação LEED Gold, importante selo internacional concedido pelo USGBC (U.S. Green Building Council), uma organização que fomenta a indústria da construção sustentável. Entre as práticas em respeito à natureza, estão o uso racional da água, redução no consumo de energia e melhoria do conforto ambiental.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics