Carreira

Como a “Economia da Flexibilidade” está mudando o mundo do trabalho

Você já ouviu falar em Gig Economy, a economia da flexibilidade, que busca utilizar freelancers para funções altamente qualificadas, temporárias, mas bem pagas? Pois saiba que empresas de todo o mundo estão começando a utilizar esse tipo de mão de obra.

Pesquisa recente da consultora Deloitte, realizada em todo o mundo, revela que, em 2016, 51% dos executivos mundiais planejavam aumentar a demanda para este tipo de profissional dentro dos próximos cinco anos.

A tendência é global, mas é entre os norte-americanos que o modelo tem tido mais adeptos. A expectativa é que até 2020 cerca de 40% dos profissionais norte-americanos deverão trabalhar como freelancers.

Um levantamento realizado pelo portal Freelancer.com aponta que o Brasil já é o 6º país com o maior número de profissionais freelancer. São mais de 640 mil freelancers brasileiros cadastrados e trabalhando para empresas em países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e companhias brasileiras.

O conceito de economia aberta não é novo, mas tem ganho relevância nas empresas nos últimos anos. Os profissionais liberais são os que mais bem se adaptam a um modelo sem vínculos formais, em que a qualidade do trabalho, o cumprimento de prazos e a aposta constante na aquisição de novas competências são as principais ferramentas para se manter permanentemente ativo e na mira das empresas. Ser “gig” é, hoje, fazer um trabalho especializado e bem pago, por um período de tempo que pode ir de semanas a meses, mas que é sempre temporário.

Mercado Autônomo no Brasil

Atualmente, existem 6.749.644 microempreendedores no Brasil, segundo o Portal do Empreendedor. Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que, em 2015, o número de profissionais autônomos aumentou 10,5% em relação a 2011. Em números totais, são 4,3 milhões de profissionais atuando por conta própria. Esse dado representa 19,3% da população ocupada.

Comentários

comentários

Comente aqui!

Qual sua opinião?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics