Cultura

Como fazer a cultura organizacional catapultar o negócio?

Nas últimas décadas, a cultura nas organizações tornou-se um aspecto muito importante para o crescimento sustentável dos negócios, sobretudo em períodos de crise ou recessão. Entretanto, segundo Luciana Franco, diretora do Grupo Selpe Recursos Humanos, muitos gestores ainda enfrentam dificuldades para criar uma cultura de propósito, amparada por conceitos como a autenticidade, a transparência e a colaboração. A especialista dá dicas de como criar, estimular e manter uma cultura de propósito nas empresas, com destaque para a importância das pessoas no desenvolvimento do negócio como um todo.

De acordo com ela, ao longo dos últimos anos, a cultura organizacional passou a ser reconhecida como um elemento fundamental para o crescimento dos negócios e para a conquista de uma posição de destaque no mercado. Para ela, quando se fala em cultura de propósito, passamos a entender o conceito de cultura organizacional de um ponto de vista ainda mais estratégico e abrangente. “Trata-se de uma visão que reúne os pensamentos, sentimentos e ações de todos os membros da empresa na construção de uma percepção sobre o ambiente de trabalho, ajudando a reforçar o propósito da organização”, explicou Luciana.

Para ela, ao estabelecer uma cultura de propósito nas organizações, criamos as condições necessárias para que todos os gestores e colaboradores estejam em sintonia com o propósito da empresa, assumindo, portanto, uma postura mais colaborativa e engajada. “Dessa forma, a cultura nas organizações torna-se um fator de desenvolvimento, também, para as pessoas”, pontuou a especialista.

O fator estratégico em relação à importância das pessoas para o sucesso dos negócios, segundo Luciana, reside no fato de que é possível fazer da cultura nas organizações um fator de engajamento, desde que seja efetivada uma proposta de cultura de propósito. “Ao se identificarem com  a razão de ser da organização, as pessoas fazem disso um estímulo para o trabalho”, afirma.  Ela reforça que, quanto mais engajado for o time de colaboradores, melhores serão os resultados individuais e coletivos alcançados, ajudando a empresa a manter-se no topo da escalada pela preferência dos consumidores.

Dessa forma, a cultura nas organizações assume um lugar importante na construção do diferencial competitivo das empresas, independentemente de seu tamanho ou segmento de atuação. A especialista dá dicas para fazer com que a cultura organizacional realmente traduza o propósito de um negócio e seja um fator de crescimento para pessoas e empresas:

1. Estabeleça as bases da cultura organizacional

O primeiro passo é a definição dos valores que a sustentam. A partir de então, invista na disseminação e no aprendizado dos princípios da cultura organizacional, sempre mantendo a transparência e a abertura para o diálogo. Lembre-se que o engajamento e a cultura nas organizações são fatores interdependentes e, por isso, a participação do time de colaboradores é uma exigência constante.

2. Incentive a curiosidade e o protagonismo dos colaboradores

A cultura nas organizações deve permitir que os profissionais explorem seu protagonismo, estimulando a curiosidade e a iniciativa na resolução de problemas e no trabalho em equipe. Para aumentar a satisfação dos profissionais, eles precisam sentir que a inovação e o dinamismo, tão propagados nos processos seletivos, são realmente vivenciados no dia a dia da empresa.

3. Crie estratégias para aumentar a motivação de forma contínua

As campanhas motivacionais devem ser encaradas como uma oportunidade para reforçar os valores e os objetivos da cultura organizacional, e, ao mesmo tempo, contribuir para o aprimoramento dos colaboradores. As estratégias e ações propostas precisam considerar a sintonia entre o propósito da empresa e dos colaboradores, garantindo a sustentabilidade da cultura nas organizações.

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