Carreira

Como identificar o melhor modelo de negócio virtual

Ter uma loja virtual ou vender em marketplaces? Essa pode ser uma das principais dúvidas de um empreendedor que deseja começar um negócio na internet, mas ainda não sabe qual modelo adotar.  Diante deste cenário, tanto a loja virtual quando o marketplace tem vantagens e desvantagens, portanto, é preciso analisar o que melhor se encaixa nas necessidades do empreendimento.

De acordo com Elias Junior, diretor de parcerias da Xtech Commerce, para realizar uma decisão assertiva é fundamental entender as características destes canais e conhecer quais estratégias eles demandam. “Se você deseja investir em marketing digital e fidelização de clientes, por exemplo, há um caminho específico que deve seguir. Para outros objetivos, pode ser que as duas plataformas de venda sejam o ideal” explica.

Pensando em ajudar este momento estratégico, o especialista elencou algumas vantagens destes dois canais. Veja abaixo:

E-commerce próprio

– Autonomia associadas à gestão logística: você pode movimentar o estoque com promoções e aplicar cupons de desconto conforme sua necessidade.

– Integrações avançadas: a loja virtual oferece diversas alternativas de integração, inclusive com o marketplace, atraindo um grande volume de visitantes.

– Gestão de marca: uma loja virtual aumenta a confiança do consumidor em relação a sua marca e desenvolve relacionamentos duradouros.

– Ações de marketing diversificadas: com a liberdade de se comunicar com frequência e de forma automatizada, você será capaz de desenvolver ações de marketing efetivas com seu público e, consequentemente, vender mais.

Marketplace

– Diversificação: os marketplaces são vantajosos mesmo para quem tem um e-commerce próprio, já que eles estabelecem mais de um canal de venda para a loja, evitando a dependência em uma única fonte de renda.

– Visibilidade: os sites de grandes varejistas são muito conhecidos pela maioria dos consumidores, o que contribui para a visibilidade de sua loja.

– Abrangência geográfica: além de uma grande audiência, os marketplaces atraem pessoas do Brasil todo. Isso permite que sua loja ganhe mercado sem demandar grandes investimentos.

– Controle financeiro: a maioria dos marketplaces trabalha com um ciclo fixo de pagamentos, o que garante maior previsibilidade ao fluxo de caixa do negócio.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics