Carreira

Como trabalhar de casa e ser produtivo durante a Copa do Mundo

Quem gostaria de trabalhar de casa? Pelo visto, muitas pessoas. Uma pesquisa realizada pela Randstad no primeiro trimestre deste ano mostra que 90% dos brasileiros preferem um modelo mais flexível de trabalho com a possibilidade de desenvolver suas tarefas fora do escritório. O home office, como também é conhecido, tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil, principalmente quando eventos internacionais, como a Copa do Mundo, mudam a rotina da população.

“Diante do evento esportivo certas companhias optaram por liberar parte dos colaboradores para trabalhar de maneira remota a fim de alinhar a paixão pelo futebol ao foco no atendimento ao cliente. Afinal, o mundial passa rápido e a imagem corporativa não pode ficar fragilizada”, afirma Sueli Fernandes, especialista em recrutamento e seleção da Fundação Mudes.

Contudo, para conseguir trabalhar de casa é preciso redobrar a atenção. Por isso, Sueli destaca que para quem pratica o home office é necessário ter cuidado principalmente com o aproveitamento do tempo. Um bom trabalho remoto só será possível com uma grande dose de planejamento e disciplina.

“Muitos pensam que poderão fazer tudo o que têm vontade e trabalhar no tempinho que sobrar. Não é bem assim. Para essa modalidade, é necessário ter cuidados, apesar de parecer a melhor coisa do mundo, como, por exemplo, estar altamente motivado, ter um alto nível de profissionalismo e estabelecer algumas regras para que não seja interrompido com as ocorrências domésticas o tempo todo”, explica a especialista.

Apesar de redobrar o foco no trabalho, Sueli destaca que com o home-office a pessoa ganha em qualidade de vida, pois se livra do estresse do trânsito, das filas dos restaurantes, passa a ter uma alimentação mais saudável e, principalmente, um aumento considerável de independência. Portanto, veja abaixo cinco dicas para garantir a alta performance em casa durante a Copa do Mundo:

  1. Reserve um lugar para executar as suas tarefas como se fosse o seu escritório, com todas as ferramentas disponíveis que incluem umaboa internet.
  2. Estabeleça um horário para trabalhar, o que muitas vezes é determinado pela empresa. Nessa carga horária deve estar incluída a pausa para almoço.
  3. Vista-se adequadamente como se fosse sair para trabalhar. Ficar de pijama induz a mente a não reconhecer a sua atividade laboral.
  4. Envolva a sua família nessa rotina. A sua presença não significa que está à disposição para resolver todo e qualquer problema doméstico.
  5. Vença as distrações com os filmes da tarde, as séries, as redes sociais e tudo mais que podem tirar você dofoco nas tarefas que estão sob sua responsabilidade.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics