Engajamento

Deepak Chopra e Rudolph E. Tanzi apresentam ao leitor as ferramentas necessárias para a conquista da saúde plena

No lançamento “Você é a sua cura”, da Editora Alaúde, Deepak Chopra se alia mais uma vez ao renomado médico Rudolph Tanzi (mesma parceria que deu origem às obras Supercérebro e Supergenes) para promover a importância de uma abordagem holística da saúde, de uma medicina mais preventiva do que curativa e do papel fundamental que cada um tem no próprio bem-estar.

O que os autores defendem é que o corpo é sábio e consegue se curar sozinho se receber as ferramentas adequadas, já que a imunidade – a defesa do organismo contra ameaças invasoras – está centrada no indivíduo. Chopra e Tanzi introduzem a figura do “curador de si mesmo”, uma postura na qual o paciente deixa de receber tratamentos de forma passiva, mas percebe que é necessário trabalhar ativamente para melhorar e manter sua saúde todos os dias.

Com isso, os autores dão as ferramentas necessárias para que os leitores tornem-se protagonistas da própria saúde e mantenedores da própria imunidade, no lugar de só prestar atenção somente quando ela desaparece e surge a doença.

Todos esses ensinamentos, que passam por questões pontuais como gerenciamento do estresse e preocupação com o sono, a alimentação e a saúde emocional, estão na primeira parte do livro (A jornada da saúde).

Já a segunda parte (Cure-se já) é mais prática: trata-se de um plano de ação contínuo dividido em sete frentes: 1) dieta anti-inflamatória; 2) redução do estresse; 3) antienvelhecimento; 4) Levantar-se, caminhar, repousar, dormir; 5) Crenças básicas; 6) Não esforço e 7) Evolução. A proposta é que a cada dia da semana o leitor se concentre em um aspecto diferente da saúde, introduzindo um hábito positivo e abandonando um hábito negativo, nem que seja por só um dia.

De caráter muito prático, o livro ainda traz relatos de pacientes reais, exercícios  e testes para o leitor refletir sobre o estado físico e emocional de sua saúde e se inspirar a despertar o seu próprio poder de cura.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics