Atração

Elas são Top Employers

A cada ano, o número de empresas que conquistam a certificação Top Employers no Brasil aumenta. Em 2015, foram 26 organizações, diante de 20 que receberam no ano passado. No mundo, o número é ainda maior: o Instituto Top Employers conta quase mil organizações certificadas em 99 países.
Robert Schaefer, executivo responsável pelas operações do Top Employers no Brasil, na Espanha, Itália e França, diz que localmente o Brasil é um mercado enorme, e há um grande potencial de crescimento. E embora ele acredite que estão fazendo um grande trabalho, a certificação no país ainda não tem penetração de mercado como em outros lugares. “Na Europa somos uma grande marca no seio da comunidade de RH – e estou certo de que caminhamos para alcançar isto no Brasil”, comenta ele.
Mas para aquelas que já entenderam a importância de uma certificação como essa e a conquistam, as vantagens são muitas. Robert explica que, além de ajudar a direção de RH a justificar o ROI para níveis executivos,  acionistas e stakeholders, as empresas participantes podem:
Fortalecer a sua Proposta de Valor aos colaboradores, o que acaba gerando uma empresa mais produtiva e, consequentemente, mais rentável;
Ter insights sobre as suas práticas e políticas de RH; saber quais são as suas fortalezas e pontos a melhorar;
E reforçar a sua marca como bom empregador.

O diferencial

A consultora Elaine Saad acredita que toda certificação que contribui para que as empresas reflitam sobre seu grau de qualidade nos processos de RH tem uma importância inquestionável. Mas o que vê de especial no Top Employers é a metodologia rigorosa e a forma como é aplicado. “São empresas que foram aprovadas nas práticas que adotam em relação à gestão de pessoas, utilizando um benchmarking global. O fato de se predisporem a participar já as torna diferentes, pois demonstra a boa vontade em compartilhar o que já têm, bem como ouvir o que pode ser melhorado. São empresas que pensam em melhoria contínua e que cuidam das práticas que estão sendo utilizadas na gestão de seus talentos”, comenta ela.
Já o consultor Sidnei Oliveira explica que o reconhecimento público de ótimas práticas de gestão reforça a importância estratégica que a área de RH exerce na realidade da empresa. Para ele, o Top Employers é um grande instrumento para os gestores de RH conquistarem mais respeito e, consequentemente, maior orçamento para ampliação da qualidade dos profissionais da empresa.
Oliveira comenta ainda que o diferencial dessas organizações certificadas pelo Top Employers é o grande potencial de atração de talentos, a reconhecida capacidade de desenvolvimento de pessoas e a melhor performance por empregado.
Segundo Schaefer, todas as empresas certificadas têm um quadro bem estruturado e gerenciam processos de RH de acordo com os melhores padrões existentes.
Tato Athanase, gerente de RH do SAS, empresa certificada por três anos, diz que a organização se empenha em proporcionar aos seus funcionários bem-estar profissional e pessoal, além de focar no engajamento, e não na retenção de pessoas. “Acreditamos que as pessoas que atuam em um ambiente de trabalho com boas práticas e um bom clima se sentem mais valorizadas, além de contarem com mais subsídios para a manutenção de sua produtividade. A certificação corrobora práticas de RH competitivas frente ao mercado que contribuem com a atração de novos talentos e daqueles talentos que já atuam na empresa”, diz ele.
Mesmo depois de diversas conquistas, Athanase explica que a empresa está em constante desenvolvimento e que as melhorias precisam ser contínuas para a companhia se manter competitiva no mercado.
Em 2014 três novos benefícios foram implantados no SAS. Por meio do Incentivo Fundamental e Médio, os funcionários da empresa cujos filhos atingirem a média anual “8” em todas as disciplinas (referente ao ano letivo) receberão da companhia o equivalente a dois meses de mensalidade escolar para o ano seguinte.  Além disso, em janeiro de 2015, as crianças contempladas ganharam o valor de uma mensalidade em uma cerimônia de premiação na própria empresa, para gastar com o que quiserem.
Outro programa é o Mommy Care, voltado para as funcionárias do SAS que serão mamães. Elas contam com uma equipe multidisciplinar da operadora de saúde que acompanha a saúde do bebê e da mãe e esclarece dúvidas ou eventuais angústias. Há ainda uma enfermeira que visita a residência da gestante para orientar sobre troca de fraudas, banho e amamentação.
Por fim, a empresa criou a celebração pela chegada de um novo funcionário. A partir do momento em que ele aceita a offer letter, recebe em casa uma carta personalizada de boas-vindas do RH, com informações coletadas no processo de seleção, além de um champagne.
Já Roberto Sanches, diretor de RH da Deloitte, diz que a certificação Top Employers funciona como um “selo de qualidade”, garantindo ao mercado que as políticas e processos de Recursos Humanos de tais empresas passaram por uma criteriosa avaliação. “Gradativamente mais conhecida no mercado brasileiro, ela agrega outra forma de avaliação das práticas de gestão de pessoas das empresas, além das já conhecidas pesquisas de percepção”, comenta.
Sanches afirma que a conquista, a quarta consecutiva da Deloitte, é a certeza de que a empresa é “saudavelmente insatisfeita com a vitória anterior” e fica atenta a qualquer oportunidade de melhoria na gestão de seus talentos. “O principal retorno é não se acomodar, por meio da profunda análise que fazemos a cada ano de todas as nossas políticas. Ampliamos nossa visão, buscando a melhoria contínua naquilo que já fazemos bem, e ficamos atentos para inovar”, conta.
Sanches diz ainda que, no planejamento anual, destaca-se o tempo que o RH investirá para mapear e responder com profundidade cada item abrangido no questionário de certificação. Há o envolvimento direto da Diretoria.
Neste ano a Deloitte se destacou em alguns tópicos, como estratégia do talento, planejamento da mão de obra, integração, gestão da carreira e sucessão, remuneração e benefícios e cultura. Sanches explica que a empresa se estruturou para administrar todo o ciclo de carreira de seus talentos. Por isso, para cada etapa, preocupa-se em estruturar processos que garantam a evolução profissional de cada um.
O diretor explica ainda que foram criadas maneiras diferentes de atrair talentos, enfatizando nos últimos anos a presença nas mídias sociais, com uma linguagem adequada aos diferentes públicos, como o gamification, ideia gerada no Deloitte Innovation, utilizando o modelo de jogo para a etapa inicial do processo seletivo. Há ainda um programa específico para pessoas com deficiência, o Deloitte Inclui, que contrata e qualifica esses profissionais e também prepara os respectivos gestores.
Como uma rede global, eles utilizam um mesmo modelo de competências no mundo todo, avaliando anualmente seus talentos e possibilitando encaminhamentos para outros processos como treinamento, carreira e reconhecimento. São mapeados performance e potencial, visando principalmente a formação de sócios em programa denominado Partnership Potential.
Sanches comenta também que foi aprimorado o sistema de remuneração variável do grupo executivo. Além de contar com benefícios competitivos em relação ao mercado, a empresa adotou o modelo flexível, em que cada profissional tem a liberdade de escolha de benefícios, por meio de pontos.
Já a área de sustentabilidade foi estruturada para atender as questões pertinentes, abrangendo também responsabilidade social, segurança do trabalho, ambiente e a relação sustentável de fornecedores e clientes. E por fim, por meio da comunicação interna, a empresa melhorou a abordagem e os canais para que seus profissionais percebam o valor de trabalhar na Deloitte.

Como acontece o processo de certificação

O primeiro passo é responder o questionário de ingresso, que é uma forma de medir se a empresa teria possibilidades ou não de ser certificada. Não garante a certificação, obviamente, já que não se sabe de antemão qual será a nota de corte, porém, dá uma boa noção, tanto para o instituto quanto para a empresa, de sua maturidade.
Uma vez terminada a etapa anterior, a empresa começa a responder o questionário de certificação, que tem uma metodologia própria e que cobre 585 práticas de RH. Nesse momento, a empresa já começa a ter insights e ideias sobre políticas que poderia implementar, por exemplo.
No próximo passo, há uma validação das respostas (com algumas empresas, por telefone; com outras, visitando a sede), para checar a compreensão de vários pontos do questionário, garantir que todas as empresas estão “na mesma página” e ter certeza de que o benchmarking vai gerar uma comparativa o mais confiável possível. Nessa etapa também são avaliadas as evidências enviadas, que são analisadas tendo em conta um padrão internacional.
Finalmente uma empresa externa (Grant Thornton) audita todos os processos e sistemas, para garantir que a informação das companhias foi apresentada de forma correta e que a atuação do instituto se deu de maneira independente, e para dar mais credibilidade ao programa.

Quem são elas?

ALL
“Estamos orgulhosos pela conquista. É um grande indicador de que estamos caminhando na direção correta, voltada para uma gestão estruturada e focada na valorização e desenvolvimento dos nossos colaboradores. De cultura meritocrática, a ALL investiu em um modelo educacional moderno de capacitação de mão de obra para atender a companhia num horizonte de longo prazo. A empresa acredita no desenvolvimento de jovens recém-formados e prioriza as promoções internas. Além do plano de carreira e investimentos em capacitação, o colaborador ALL tem a oportunidade de se desenvolver em diversas áreas, planejando sua carreira.” Melissa Loqueta, superintendente de RH da ALL América Latina Logística.

Atento
“Na Atento, a gestão dos nossos profissionais é um dos fatores que nos diferenciam no mercado. Temos um plano de carreira estruturado e investimos de maneira contínua no desenvolvimento e na preparação de novos profissionais, bem como na busca de especialistas em vários segmentos e verticais de interesse. Estamos muito orgulhosos de conquistarmos essa certificação. Ela representa mais um reconhecimento de todo o trabalho que conduzimos na companhia. Nós cumprimos com nosso papel social, contribuindo com a geração de riqueza em todas as localidades em que estamos presentes. Por isso, investimos em políticas que apoiam as pessoas na busca por uma oportunidade de carreira, desde jovens aprendizes e primeiro emprego, até a melhor idade (profissionais acima de 45 anos).” Majo Martinez Campos, diretora executiva de Recursos Humanos da Atento no Brasil.

Avanade
“Acreditamos que a preocupação da empresa em tratar as pessoas de forma individual, buscando ao máximo entender as expectativas e necessidades, levou a Avanade a receber a certificação.  Nossas ações refletem nossa crença em gerar resultados construídos com engajamento entre o time local e global, sempre inspirados pela melhoria contínua, que viabilizamos por meio da nossa paixão por tecnologia. Contamos com programas contínuos, como People Matters, que prevê um RH mais estratégico, e o Career Manager, que possibilita que qualquer funcionário tenha um gestor focado em acompanhar e desenvolver sua carreira na companhia. Mas, a partir dos resultados de pesquisas de satisfação aplicadas periodicamente, em 2014 criamos alguns comitês formados por funcionários de quaisquer áreas, RH e executivos da Avanade. Esses grupos trabalharam em diversas iniciativas, aumentando a satisfação em temas ligados a carreira, treinamento, comunicação e engajamento.” Jun Endo, country manager para Avanade no Brasil.

Banco do Brasil
“A certificação é uma das formas de ampliar o intercâmbio de nossas práticas com outras empresas. O Banco do Brasil tem algo a dizer sobre boas práticas em Gestão de Pessoas. Temos estratégia muito clara de atuação. Nosso plano de trabalho é dividido em três pilares: significado, organização e competências. O BB tem um sistema estruturado de carreira e sucessão; ao mesmo tempo, ele oferece um sistema de avaliação de desempenho, que permite a identificação de lacunas e elaboração de planos de desenvolvimento, que auxiliam o funcionário a concretizar suas ambições profissionais. Por sua vez, esses planos são suportados pela Universidade Corporativa”. Robson Rocha, Vice-Presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável do BB.

BB e Mapfre
“Esta certificação é o reconhecimento que o mercado dá ao grupo pela gestão de pessoas de alta performance e alinhada aos objetivos estratégicos do negócio. A premiação também é um importante indicador para a construção da nossa marca empregadora, além de atração e retenção de talentos do setor. Recentemente, foi realizada uma pesquisa com os colaboradores que identificou quais são os principais fatores de retenção. Os resultados mostraram que as ações de desenvolvimento e as oportunidades de crescimento profissional são alguns dos principais fatores, seguidos por equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Com isso, podemos observar que as nossas iniciativas estão alinhadas com as expectativas dos colaboradores. Contamos com ações sólidas para a capacitação – subsídio para graduação, especializações e cursos de idioma, cursos online e presenciais para desenvolvimento de lideranças e demais capacidades técnicas e comportamentais.” Cynthia Betti, diretora de RH do Grupo BB e Mapfre.

Bic Banco
“É muito gratificante receber esse tipo de reconhecimento externo do mercado e também dos nossos colaboradores, pois é o resultado de várias ações e esforços não só do RH, mas também dos gestores que estão no dia a dia com as equipes de trabalho. Acreditamos que todas as ações que temos no RH contribuíram para essa conquista, mas procuramos concentrar nossas ações em três pilares que estão pautados nas políticas de RH. O primeiro é o de Qualidade de Vida, que inclui um programa de promoção da saúde que contempla diversas ações programadas nas áreas, atendimentos individuais, palestras de conscientização, acompanhamentos. O de Remuneração tem como objetivo acompanhar e manter a remuneração fixa, variável e benefícios compatíveis com o mercado e a possibilidade de ascensão profissional.” Francisco Edênio Barbosa Nobre, diretor executivo administrativo e de RH.

Corbion
“Ser um Top Employer é uma forma de ter reconhecido nosso esforço. Cabe a nós buscarmos sempre a melhoria de nossos processos para que sempre tenhamos esse título. Atrair e reter talentos para executar com sucesso nossa estratégia é a principal atribuição de recursos humanos. Nós reconhecemos nossos talentos como sendo cruciais para dinamizar nosso crescimento e aumentar nossa eficiência. Por fim, nossa política social inclui princípios fundamentais como recrutar, desenvolver e promover nossos colaboradores com base em seus talentos, habilidades e resultados, prover condições seguras e saudáveis de trabalho, estimular e encorajar iniciativas individuais e coletivas que melhorem nossos resultados e reputação, buscar excelência e premiar de acordo.” Paulo Thomazoni, managing director da Corbion Purac.

Cyrela
“A certificação é um grande reconhecimento, sendo motivo de orgulho para todos os colaboradores. O selo reflete nosso objetivo de seguir construindo juntos um ambiente que ofereça oportunidades de desenvolvimento, aprendizado e crescimento ao nosso time. Temos a visão que estamos construindo uma empresa para os próximos mil anos. Assim, buscamos ser consistentes, trabalhar com os líderes e sempre garantir a nossa essência. Os nossos líderes compartilham da nossa prioridade, que é focar em cultura e gente. O envolvimento nesse tema faz com que tenhamos uma atuação integrada (Recursos Humanos e Liderança) identificando as oportunidades e agindo nos pontos a serem melhorados. Além disso, ‘ideias antes da hierarquia’ é um dos nossos valores, e construir juntos um ambiente favorável ao aprendizado, com inovação e crescimento em todos os sentidos, transforma nossa empresa em um ambiente colaborativo e evolutivo.” Renata Moura, diretora corporativa de Recursos Humanos.

Deloitte
“Atuamos em um segmento de serviços profissionais que faz com que tenhamos um grupo muito bem informado, de nível superior ou cursando faculdade, crítico por natureza e muito participativo. A partir da visão e missão da Deloitte e alinhado ao planejamento estratégico, chamado de Deloitte 2020, desenvolvemos os pilares da gestão de talentos que abrangem a atração, avaliação, desenvolvimento e reconhecimento, com essencial atenção à comunicação interna. O ambiente de trabalho é estimulado a ser cooperativo, criativo e inovador. Alguns programas contribuem para isso, como o Programa de Inteligência Social. Como parte da área de Sustentabilidade, apoia o trabalho voluntário e desenvolve ações de educação com impacto na comunidade.” Roberto Sanches, diretor de RH da Deloitte.

DHL
“Todo nosso trabalho é focado em garantir que nossas pessoas tenham um excelente dia todos os dias, acreditamos que assim elas estarão preparadas e motivadas a entregar o melhor para nossos clientes. Temos um RH muito próximo das áreas funcionais e muito acessível aos diversos níveis da organização. As boas práticas de gestão de pessoas conversam diretamente com a maneira como o funcionário vive o dia a dia, por isso o trabalho conjunto do RH com cada área é fundamental. Trabalhar de forma parceira com cada departamento tem nos possibilitado estar próximos tanto dos funcionários como dos gestores, entendendo necessidades e alinhando expectativas. É assim que vamos ampliando nossas ações e garantindo a implantação de ferramentas que realmente fazem a diferença e justificam o reconhecimento das nossas práticas de gestão de pessoas.” Kelly El Kadi, diretora de Recursos Humanos da DHL Express.

Ipiranga
“Ser uma empresa Top Employer é motivo de muito orgulho para a Ipiranga. Participar pela primeira vez e conquistar esta importante certificação significa que estamos na direção certa. Nossas ações são voltadas para a formação de equipes, com oportunidades de desenvolvimento profissional. Certamente, conquistamos esse resultado por nossas práticas focadas no planejamento de carreira, na gestão de desempenho e na capacitação dos profissionais. Acreditamos e investimos constantemente em ações que fazem a diferença. Entre as diversas ferramentas para o desenvolvimento dos nossos funcionários, estão o Programa de Gestão de Desempenho; Programa de Sucessão e Carreira; Programa de Autocandidatura; Programa de Qualidade de Vida; transparência na comunicação; atrativo pacote de benefícios; a Universidade Ipiranga.” Mônica Pessoa Garcez de Aguiar, gerente do Departamento de Desenvolvimento de RH.

Klabin
“Para a Klabin, estar entre as empresas selecionadas ratifica a escolha estratégica do jeito próprio da companhia de fazer recursos humanos. Nos últimos anos, a Klabin ampliou seus investimentos e aprimorou os seus processos e ferramentas na área de RH. Focamos na construção de uma cultura de desenvolvimento de pessoas em que cada um assume seu protagonismo por meio de práticas que instrumentalizam a liderança. Essas práticas, aliadas à alta performance dos times, geram resultados extraordinários. Esses pilares estão alinhados com a estratégia de crescimento da empresa. Entre os projetos em destaque, podemos citar o Programa Klabin de Desenvolvimento, que visa promover o alinhamento dinâmico de todo o nosso time de líderes, bem como o desenvolvimento contínuo de competências. A Escola de Negócios Klabin (ENK) tem o objetivo de apoiar os colaboradores no aprimoramento de suas competências.” Sergio Piza, diretor de Gente & Gestão da Klabin.

Coca-Cola
“Para a empresa, é uma grande satisfação, pois faz parte de um reconhecimento para nossos processos, políticas e formas de trabalho. Ao sermos certificados, nos sentimos prontos para continuar evoluindo a fim de criar um dos melhores lugares para trabalhar, cuidando sempre o fator humano. As nossas ações e práticas voltadas ao colaborador, estando sempre à frente de suas necessidades, justificam as nossas conquistas. Procuramos sempre escutar diretamente na base, com pesquisas de clima, nos stakeholders externos como os sindicatos, em reuniões semanais ou até mesmo apoiados na própria liderança. Conquistar a certificação Top Employers é muito importante para auxiliar-nos a construir nossas estratégias de RH e a fazer benchmarking.” Rogério Moraes, diretor executivo de Organização e RH na Coca-Cola.

Oxiteno
“A busca pelo fortalecimento da marca Oxiteno interna e externamente tem sido um alvo da equipe de Recursos Humanos. A atração e retenção de talentos são fortemente impactadas com este reconhecimento. Relaciono a conquista à clareza que temos da adequação das práticas de Gestão de Pessoas às necessidades e oportunidades apresentadas pela Oxiteno. Isso é possível porque temos uma área de RH muito conectada ao negócio, temos o reconhecimento do cliente de que fazemos a diferença e somos convidados a participar dos desafios. Isso nos habilita a poder buscar e implantar soluções que apoiam a empresa no alcance dos seus desafios e metas. Neste cenário, estamos sempre em busca de aprimorar nossas práticas, capacitando fortemente a liderança para que seja feito uso eficaz destas. Isto resume a nossa visão de RH: ser uma alavanca estratégica para o alcance da visão da empresa.” Fauze Diab, head global de RH da Oxiteno.

PwC
“A proposta de valor da PwC é nossa principal forma de atração e retenção: oferecemos aos nossos profissionais uma carreira rica e desafiadora, em um ambiente de trabalho diferenciado e diverso, com amplo investimento em formação, permanente compartilhamento de conhecimento e recompensas compatíveis com o mercado. Por isso, entendemos que a certificação Top Employers é uma maneira importante de reafirmar nossa proposta de valor e de nos diferenciar no mercado, atraindo e mantendo conosco profissionais de alto potencial que cada vez mais valorizam empresas que adotam práticas de RH diferenciadas: investimento em treinamento e desenvolvimento, arranjos flexíveis de trabalho, carreira transparente e clara, mentoring, ações de diversidade e responsabilidade corporativa.” Silvia Uchida, HR Business Partner at PricewaterhouseCoopers.

Repsol
“A certificação é fruto do trabalho de todo o grupo de profissionais de Recursos Humanos da Repsol Sinopec e ficamos muito orgulhosos em recebê-la, já que nos mostra que estamos no caminho certo. A certificação Top Employers reforça a nossa cultura de valorização do nosso maior ativo, as pessoas. Acredito que um bom pacote de benefícios, investimentos em treinamento e desenvolvimento dos profissionais e ações como programas de mentoring e de carreira técnica são fatores que nos fizeram entrar para esse grupo seleto de empresas certificadas.” Daniele Carestiato, gerente de gestão de pessoas da Repsol.

Saint-Gobain
“A Saint-Gobain tem políticas e práticas de RH baseadas em uma cultura de respeito, abertura à diversidade e reconhecimento. Por isso, somos destaque em estratégia de talentos, desenvolvimento de lideranças, planejamento da mão de obra e gestão da carreira e sucessão. Além disso, como o grupo é formado por empresas que atuam em diferentes segmentos, oferecemos experiências diversificadas e enriquecedoras que possibilitam o desenvolvimento de uma carreira de longo prazo. Mobilizamos nossos colaboradores a fazerem da companhia um ambiente ainda mais aberto sobre o mundo e sobre si mesma. A nossa gestão se baseia, mundialmente, em quatro pilares: mobilidade profissional, diversidade das equipes, comprometimento dos colaboradores e desenvolvimento dos talentos.” Adriana Rillo, diretora corporativa de Recursos Humanos e Comunicação da Saint-Gobain no Brasil, Argentina e Chile.

Samsung
“É uma grande honra para a Samsung receber esta certificação, que comprova e reforça nossos esforços em encontrar e desenvolver talentos em todas as áreas, aprimorando suas habilidades e colaborando para a realização profissional de cada um, em todos os níveis. A Samsung dá muita importância para a valorização de seu capital humano e a certificação Top Employers reforça isso. A América Latina é um território muito importante para a Samsung. Por isso, a empresa investe em encontrar os melhores profissionais de todas as áreas para trabalhar aqui, no Brasil, como em todas as nossas subsidiárias na região. Atrair esses talentos e mantê-los na empresa continuamente motivados e desafiados só acontece porque inovamos sempre, atuando sob políticas e processos de RH que estimulam o desenvolvimento profissional e reconhecem o trabalho de nossos colaboradores”. José Francisco Alvarez Cuesta, Vice-Presidente de Recursos Humanos America Latina.

SAS
“Esta certificação é de extrema importância porque mostra que as práticas e políticas de RH que adotamos com os nossos funcionários estão sendo reconhecidas e se tornando referência para outras companhias. Temos uma gama de benefícios intangíveis e práticas de RH como certificações, treinamentos dentro e fora do país, workshops internos, trilhas de carreira disponíveis na intranet, programa de mentoria, flexibilidade de horário, massagem e manicure para os funcionários, festas comemorativas, um espaço com diferentes tipos de jogos, alimentos e bebidas oferecidos gratuitamente aos funcionários e visitantes, premiação por tempo de casa, programas com nutricionista, etc.” Tato Athanase, gerente de RH do SAS.

Souza Cruz
“A certificação é o reconhecimento externo de um trabalho consistente e de longo prazo que envolve nossos 6.600 colaboradores. Temos o compromisso de oferecer um ambiente de trabalho acolhedor e desafiador, focado em oferecer produtos de qualidade superior para nossos consumidores e geração de riqueza em toda a nossa cadeia de valor. Nossos talentos são parte fundamental desta organização vencedora, pois contribuem decisivamente para estarmos nesta posição de líder absoluto no mercado de cigarros. Nossas práticas de gestão de pessoas são ancoradas em três pilares: atração dos melhores talentos, desenvolvimento, carreira e performance e ambiente de trabalho (clima e cultura). A estratégia de RH da Souza Cruz visa o desenvolvimento de líderes constantemente atualizados pelas melhores práticas de gestão de talentos.” Catia Porto, diretora de Recursos Humanos.

Takeda
“Ter uma certificação do Top Employers valida e reconhece que a Takeda tem programas e iniciativas de RH sólidos e coerentes, além de conectados com a estratégia do negócio, valorizando as pessoas e com foco na construção de equipes de alta performance. Manter as pessoas motivadas, engajadas e satisfeitas é o desafio da área de RH. Preparar e manter o time alinhado, engajado e com clareza nos processos e estratégias faz uma grande diferença no clima da organização. Hoje a empresa oferece uma forte estrutura para que o colaborador possa se desenvolver profissionalmente. Estimulamos e acreditamos na autogestão de carreira e na responsabilidade de cada um pela trilha profissional que almeja. Para isso, oferecemos ferramentas e programas fortes e estruturados para o desenvolvimento do colaborador.” Veronika Falconer, diretora executiva de Recursos Humanos, Comunicação e Administração do laboratório Takeda.

TCS – Tata Consultancy Services
“Procuramos esta certificação para medir o nível de nossas práticas de Recursos Humanos em comparação com empresas de nível mundial, como um mecanismo para autoavaliação, e, a partir desta avaliação, estarmos conscientes dos nossos pontos fortes e das melhorias que devemos implementar no futuro. Como justificativa para essa conquista, podemos ressaltar as práticas que aplicamos, de nível mundial, inovadoras e alinhadas. Além disso, todo funcionário TCS conta com uma oferta de valor muito atrativa, que começa a partir do ingresso na companhia, quando ele é exposto a uma grande diversidade cultural composta por 119 nacionalidades diferentes, seguida de um programa de treinamento permanente e um modelo online de capacitação com mais de 30 mil cursos disponíveis.” Henry Manzano, CEO TCS Latam.

Technip
“É sempre uma honra e um prazer fazer parte de um grupo de empresas que é reconhecido por ter as melhores práticas na gestão de pessoas. O Grupo Technip se esforça muito, não só no Brasil, mas também globalmente, para oferecer um excelente ambiente de trabalho em que todos os colaboradores são estimulados a atingir o máximo do seu potencial. Nós investimos bastante em treinamento e em mobilidade (tanto geográfica quanto funcional e entre segmentos). Temos também diversos programas de retenção e investimos bastante em ações de saúde e de bem-estar.” Valéria Santos, diretora de RH da Technip Brasil.

Umicore
“A Umicore avalia, em primeiro lugar, que as contribuições de seus colaboradores, por meio de forte engajamento e feedback, são fatores essenciais para este reconhecimento. A empresa entende que a busca pela excelência em condições e ambiente de trabalho é um processo de melhoria contínua. Neste contexto, a certificação Top Employers é uma sinalização importante de que estamos no caminho certo, além de estímulo ao aprimoramento constante dos nossos modelos organizacionais. A Umicore acredita, valoriza e incentiva a comunicação. Por isso promove eventos de networking, encontros com a gerência, diretoria e presidência e realiza pesquisas periódicas, com o objetivo de manter um canal aberto de relacionamento com os seus colaboradores.” Celso Mantovani, gerente de Recursos Humanos América do Sul da Umicore Brasil.

Comentários

comentários

Comente aqui!

Qual sua opinião?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics