Desenvolvimento

Em três anos, matrículas nos cursos a distância aumentaram em todas modalidades, aponta estudo

A pesquisa dos profissionais brasileiros de 2017, conduzida pela Catho com mais de 5 mil entrevistados, evidenciou o crescimento de pessoas que optam por cursos EAD, se comparado a 2014. – O aumento ocorreu em todas as opções – graduação, idiomas, extensão e pós-graduação e MBA. O fato é que os dados refletem uma mudança no comportamento das pessoas que entendem cada vez mais as vantagens da modalidade.

Contribuem para essa realidade também a possibilidade de estudar online, excluindo a necessidade do deslocamento físico, a qualidade significativa dos conteúdos, e o amadurecimento do mercado de trabalho que entendeu que não há demérito em um diploma EAD. Ou seja, o importante é a qualificação e fica a critério de cada profissional o modo como ele vai buscá-la.

Cursos EAD (em %)
  2014 2017
Graduação 21% 24%
Idiomas 10% 39%
Extensão / Pós-graduação 10% 38%
MBA 4% 28%

E para fomentar ainda mais a discussão sobre a educação a distância e o quanto ela pode contribuir com a carreira do profissional, Catho e o EAD Laureate promovem no dia 31 de janeiro o primeiro Encontro de Empregabilidade no Auditório CMD da FMU. Além de saber sobre as competências essenciais do profissional do século XXI, os participantes terão mais informações a respeito de desenvolvimento de carreira por meio do Ensino a Distância (EAD) e orientações para a elaboração de um currículo atrativo para os recrutadores.

“Os cursos a distância deixaram de ser apenas uma alternativa para quem não tem uma agenda tão flexível. Eles são uma realidade no mercado de trabalho e a cada ano os números mostram o crescimento e, consequentemente, a evolução desse segmento específico da educação”, afirma Cristóvão Loureiro, diretor da Catho Educação, área da Catho que tem como objetivo dar orientação especializada na escolha de cursos que promovam a evolução profissional.

E é isso que o profissional busca para 2018: a qualificação. Perguntadas sobre qual a melhor maneira de evoluir na carreira, 64% das pessoas entrevistadas em pesquisa Catho realizada em dezembro de 2017, disseram que seria por meio do estudo. “O brasileiro entendeu que com a crise econômica, a demanda por profissionais qualificados aumentou. Essa é a principal maneira de elevarem as chances de uma recolocação profissional ou de uma promoção”, finaliza Loureiro.

O Encontro de Empregabilidade promovido pela Catho e EAD Laureate é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site eadlaureate.com.br/encontro-empregabilidade.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics