Gestão

Empresas apostam nas HR Techs para agilizar tomada de decisões dos gestores de RH

A tecnologia está dominando diversas áreas das empresas e a cada dia que passa vem mudando o jeito com que companhias atingem seus objetivos. E com o setor de Recursos Humanos não é diferente, segundo pesquisa da IBM com seis mil executivos, 66% dos CEO acreditam que a tecnologia vai gerar valor significativo no RH.

“O mais interessante é que a análise de dados permitiu que as empresas pudessem ter maior controle, de forma mais objetiva e menos subjetiva, sobre a diversidade na sua força de trabalho. Com sistemas de seleção digitais ficou mais simples selecionar perfis distintos e complementares. Além disso, um software de RH pode dar mais agilidade à rotina dos profissionais do setor, devido à instalação simples, intuitiva e ser fácil de operar”, comenta Nicholas Reise, CEO da Xerpa.

Um exemplo prático de sucesso foi realizado com o QuintoAndar, startup que atua no mercado de aluguel residencial e que conta com mais de 230 funcionários, que reduziu 90% no tempo do gerenciamento de documentos para admissão de novos colaboradores.

“Antes, enviávamos um formulário em Excel para a pessoa preencher. Depois, quando chegava preenchido, se levava mais de uma hora por novo contratado para conferir todos os documentos, organizar tudo em pastas, renomear cada arquivo e preparar tudo para enviar à contabilidade. Fora que era bem difícil acompanhar quais documentos estavam faltando de cada pessoa”, explica Thiago Cintra, gerente Financeiro do QuintoAndar.

A AVIVA, rede de escolas para crianças de 0 a 5 anos, também viu que a tecnologia poderia ajudar a estreitar os laços com clientes e colaboradores, por isso adotou a tecnologia para agilizar os processos. “Inicialmente começamos a utilizar o aplicativo para facilitar que os pais pudessem participar da vida escolar dos filhos e acompanhar agenda, avisos, tarefas e eventos. Com o sucesso expandimos a tecnologia para os nossos colaboradores para oferecer uma experiência melhor”, afirma Larissa de Luca, diretora financeira e administrativa da AVIVA.

Larissa revela que conseguiu economizar tempo com processos como envio de holerites e garantir que sua grade de colaboradores estivesse sempre completa. “A distribuição de holerites foi algo mágico. Antes demorava um dia todo organizando os holerites por ordem alfabética, depois chamando funcionário por funcionário e por fim ainda precisávamos organizar pasta por pasta. Por incrível que pareça hoje demoramos apenas três minutos para fazer todo esse processo”, completa a diretora financeira da AVIVA.

A nova geração está mudando o RH

As empresas HR Tech estão desenvolvendo diversas ferramentas para identificar talentos e entender como a nova geração vem enxergando o atual mercado de trabalho. De acordo com o levantamento da CB Insights, 22% dos millenials estão em busca de treinamento e desenvolvimento dentro de uma empresa. Este perfil de profissional está em busca de uma boa experiência dentro de uma corporação e sua realização profissional está totalmente ligada à qualidade de vida e felicidade pessoal.

“A adaptabilidade é a chave do futuro para as organizações, os indivíduos e a sociedade enfrentarem essas mudanças. As empresas precisam facilitar e organizar as informações por dois motivos, primeiro que elas precisam ganhar escala, segundo que os seus funcionários necessitam de um acesso digital e intuitivo. Na plataforma é possível acessar as informações de qualquer lugar, uma vez que ela fica na nuvem, atende muito bem esse perfil de colaborador”, finaliza Paulo Ahagon, CTO da Xerpa.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics