Carreira

Equilibre a vida pessoal com a profissional

Existem muitos conselhos por aí sobre o que exatamente você deve fazer para aperfeiçoar sua rotina: meditar, tomar um café da manhã balanceado, fazer exercícios.

Contudo, a fala é mais fácil do que a prática e com o ritmo agitado da vida moderna, possivelmente às 10h da manhã, você já estará atolado de e-mails. Por fim, as metas para uma vida equilibrada se tornam mais uma das pendências em sua lista.

Para te auxiliar a ajustar a rotina e deixar a mesmice de lado, juntei aqui alguns hábitos de personalidades bem-sucedidas. Você verá algumas práticas em comum, mas também abordagens pouco convencionais.

Não é surpresa que a maioria dos indivíduos bem-sucedidos acordam bem cedo. Benjamin Franklin era um fã dessa rotina. Tim Cook, CEO da Apple desperta todos os dias às 3h45 enquanto a CEO da Pepsi, Indra Nooyi começa seus dias às 4h da manhã.

Mas, por que? Existe uma solidão relativamente atraente pela manhã: sem distrações da família ou colegas de trabalho, é possível pensar com mais clareza. Para alguns, no entanto, esta abordagem não funciona. Há aqueles que preferem deixar suas manhãs abertas e flexíveis, reservando espaços na agenda para um tempo com a família e, logo depois, começar sua jornada de trabalho.

Além de ajustar a hora que você acorda, existem outros hábitos a serem considerados para organizar a rotina. Você pode separar um tempo para refletir sobre a vida a fim de se manter motivado, energizado e preenchido.

Steve Jobs tinha um hábito bastante conhecido, em que todas as manhãs perguntava a si mesmo:  “Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu gostaria de fazer o que estou prestes a fazer hoje? ” Se a resposta for ‘não’ muitas vezes seguidas, talvez seja um bom momento para mudanças.

Encontrar caminhos para colocar em prática a gratidão e a positividade é também uma fonte de forças: a conhecida apresentadora norte-americana, Oprah, mantém um diário de gratidão. Ter um caderno para escrever suas ações e pensamentos do começo ao final de seus dias é, de certa forma, uma “prestação de contas” aos seus objetivos e mostra o quanto você se dispõe a alcançar suas metas.

Quando falamos de pessoas bem-sucedidas, naturalmente notamos que rotinas de hábitos consistentes não são apenas uma coincidência: a disciplina em fazer cada tarefa na sua hora se traduz em um dia a dia bem equilibrado.

O autor Stephen King mantém um “ritual matutino” bem específico: “Durante meia hora, eu tomo minhas vitaminas e ouço música. De certa maneira, aos poucos, vou me preparando. O objetivo cumulativo destas ações parece ser uma forma de dizer para a mente: agora é a hora de escrever.”

Esta rotina permite que King consiga produzir pelo menos seis páginas todos os dias. E ele não está sozinho. Jack Dorsey, fundador do Twitter e do Square, mencionou que faz “a mesma coisa todos os dias” para que ele possa atuar de uma maneira mais eficiente.

A consistência também significa ter certeza de que você terá tempo para o que importa. Sheryl Sandberg, uma das executivas do Facebook, compartilhou que ela sai do trabalho todos os dias às 5h30 da tarde para poder jantar com os filhos, o que traz uma abordagem mais flexível.

Programar os dias também é uma forma de otimizar o trabalho. Jeff Bezos – CEO da Amazon – prefere focar em uma única tarefa por vez para dar atenção total a ela.

“Não gosto de ser multi-task. Se estou lendo meu e-mail, quero estar presente nesse momento e não fazendo outras coisas paralelamente.”

Agora, é importante ressaltar que tirar um tempo para recarregar e reagrupar os pensamentos é essencial para a efetividade e até inspiração naquele brainstorm que há dias você vem lutando contra. Pesquisas mostram que intervalos devem ser construídos no meio do seu dia de trabalho e não fazê-los pode, de fato, te deixar menos produtivo.

A boa notícia é que existem várias formas de criar pequenos espaços no seu dia, por exemplo: Sair para caminhar, acessar o lado criativo por meio de um hobbie ou criar tempo para a leitura.

Como fazer dar certo para você

Rotinas são profundamente pessoais. As dicas mencionadas são pequenos retalhos que podem te inspirar em como estruturar, gradativamente, o que cabe no seu tempo.

Quer mais um conselho? Não tente mudar tudo de uma vez. É fora da realidade esperar que seus dias sejam transformados magicamente. Experimente fazer ajustes graduais durante algumas semanas e, lentamente, construa uma rotina que seja adequada a você. Afinal de contas, como você gasta os seus dias, acaba sendo como você gasta sua vida.

Por Jessi Craige, Especialista em conteúdo da Evernote

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics