Cultura

Estudo aponta incremento de 21% no faturamento das PMEs que mais crescem no Brasil

As 100 pequenas e médias empresas que compõem a pesquisa “As PMEs que Mais Crescem no Brasil”, realizada pela Deloitte, apresentaram um crescimento médio anual de 21%, no período de 2014 a 2016. Apesar do cenário de inflexão da atividade econômica brasileira, o que garantiu a expansão das companhias listadas no ranking foi a manutenção, ou até a ampliação, de investimentos em áreas importantes, como softwares, máquinas e equipamentos. Além disso, um grupo importante de empresas entre as PMEs classificadas para o ranking está engajado em práticas de fomento à inovação.

A pesquisa, produzida há 12 anos em parceria com a revista Exame, retrata como as empresas emergentes que mais cresceram aliam temas de maior impacto sobre os negócios – tais como gestão, governança corporativa, capital humano, empreendedorismo, inovação e finanças – aos desafios impostos pelas condições macroeconômicas brasileiras.

“Um dos fatores para o sucesso das empresas que, conforme indica a pesquisa, conseguiram crescer de modo acelerado nos últimos anos, foi a adoção de práticas ligadas à inovação, para buscar competitividade, o que envolve desde a revisão de processos ao desenvolvimento de novos produtos”, avalia Othon Almeida, sócio-líder de Market Development da Deloitte.

A fim de fomentar a inovação em suas operações, o estudo mostra que as PMEs que compõem o ranking focaram seus investimentos na área de tecnologia (80%). E, para garantir a manutenção e estimular o crescimento dos negócios, 89% das companhias participantes da pesquisa adquiriram máquinas e equipamentos, enquanto 88% lançaram novos produtos ou serviços.

O quadro de funcionários das organizações que figuram no ranking foi preservado, com destaque para o aumento de 23% na receita líquida por funcionário registrada em 2016. Isso significa que, além de conseguir manter o patamar de empregos, o pequeno e médio empresário de sucesso conseguiu ampliar a eficiência de sua força de trabalho.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics