Benefícios

Inteligência Artificial na saúde possibilita redução de custos operacionais

O mercado de inteligência na área da saúde tem apresentado considerável expansão, por conta do empurrão dado por startups e gigantes do Vale do Silício, região da Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo a consultoria empresarial Frost & Sullivan, esse setor poderá alcançar US$ 6,6 bilhões em 2021, possibilitando reduzir os gastos em saúde, usando a inteligência artificial para diagnosticar e detectar doenças precocemente.

Além da redução dos gastos e otimização dos serviços de saúde, a inteligência artificial chega para dar novos panoramas e possibilidades aos profissionais de saúde. A possibilidade do uso de smartphones e  dispositivos wereables, como pulseiras de monitoramento cardíaco, prontuários eletrônicos e automatização de doses dá ao hospital muito mais do que a economia nos custos, possibilitando aos profissionais maior atenção e cuidado humano ao paciente.

Pode parecer que, ao automatizar tudo, estamos indo para o caminho da frieza nos atendimentos, mas é justamente o contrário: tendo a inteligência artificial como nossa principal aliada para termos diagnósticos cada vez mais precisos, detalhados e com amplas possibilidades de condutas e tratamentos, sobra tempo para que os médicos, enfermeiros e demais profissionais dedicquem mais tempo para o paciente, oferecendo atendimento personalizado.

Sabe-se bem que, embora existam pesquisas e grandes ideias no âmbito mundial,  no Brasil as iniciativas ainda são modestas, mas certamente, algumas delas, em breve, serão destaques no âmbito nacional, tais como: reforços diagnósticos, análises de imagens médicas e algorítimos preditivos que auxiliarão o desenvolvimento de sistemas de apoio a decisão.

Por Jacson Barros, diretor corporativo de Tecnologia da Informação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Fundação Faculdade de Medicina.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics