Carreira

Laboratório Sabin: um exemplo de empoderamento feminino de sucesso

Empoderamento, representatividade e parceria são apenas alguns dos adjetivos que descrevem a parceria entre as empresárias Janete Vaz e Sandra Costa. A trajetória que começou na década de 70 e que deu origem ao Laboratório Sabin é um exemplo de como as mulheres podem e devem fazer história no universo empreendedor. Com a união de habilidades de gestão empresarial e conhecimentos científicos, as duas construíram pouco a pouco um império inovador em um segmento antes marcado pelo tradicionalismo.

Quando iniciaram o negócio, as empreendedoras tinham como cenário um mercado de laboratórios dominados, em sua maioria, por médicos, homens e professores de faculdade de saúde com forte influência no setor. Dessa forma, o principal desafio da dupla era tornar a marca reconhecida nesse mercado ao mostrar a credibilidade do negócio. Para alcançar este objetivo, a estratégia foi oferecer diferenciais que os concorrentes não tinham, como horário de atendimento à tarde — quando os tradicionais ofereciam seus serviços de coleta apenas pela manhã. O Sabin também foi um dos pioneiros na implementação de sistemas informatizados, o que permitiu a divulgação dos resultados pela internet.

Atualmente, o Laboratório Sabin conta com mais de quatro mil colaboradores, 225 unidades de atendimento e fatura mais de R$ 800 milhões por ano. A empresa também é considerada uma das melhores do país para se trabalhar. O ambiente também conta com a chancela ISO 9000 de qualidade e SA 8000 que consolida a reputação em temas como responsabilidade social e gestão de pessoas.

Neste contexto, além das dificuldades enfrentadas para oferecer ao mercado um serviço reconhecido por sua qualidade, Janete e Sandra também tiveram que lidar com o preconceito sofrido por serem mulheres em um mercado dominado por homens. Por isso, uma das principais preocupações do Sabin é promover o empreendedorismo feminino. Atualmente 70% do quadro de funcionários é composto por mulheres e, 74% das lideranças são femininas.

Com o passar dos anos, as duas sócias se tornaram símbolos do empreendedorismo no Brasil, principalmente por fomentarem isso dentro e fora de sua empresa. Janete e Sandra desenvolveram iniciativas como o Mulheres do Brasil – projeto que reúne mulheres de diversos segmentos em todo o território nacional para mensalmente discutir e propor ações em temas ligados à educação, empreendedorismo, cota para mulheres e projetos sociais.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics