Estratégia

Líder é aquele que sabe delegar?

Um dos aspectos fundamentais para o sucesso de uma empresa é a capacidade de montar uma equipe competente e, ao mesmo, complementar. Para evitar a sobrecarga de trabalho, é preciso que o chefe entenda a importância de delegar tarefas e de organizá-las de acordo com as qualidades de cada um.

Antes de tudo, o líder deve conhecer a si mesmo e a seus colaboradores, para que identifique o que deve ser feito por ele mesmo ou transferido para outras pessoas. Essa capacidade de entender as habilidades contribui não apenas para aliviar o trabalho, mas, principalmente, para garantir melhores resultados.

A confiança na equipe é primordial para que esse processo funcione, já que o líder não pode dar conta de tudo sozinho. Tarefas simples, por exemplo, devem ser facilmente desempenhadas por outras pessoas. No caso de atividades muito demoradas, uma boa ideia é transferir a pesquisa inicial ou a parte mais mecânica, de modo que realize apenas a revisão e a aprovação. Assim, sobra tempo para que ele realize o trabalho mais relevante, que não poderia ser feito por outros membros da equipe.

Outro tipo de atitude que contribui para dividir a carga de trabalho é dedicar parte do seu tempo e da sua paciência para ensinar os colaboradores a realizar algumas tarefas. Isso demonstra que o gestor tem um interesse genuíno pelo desenvolvimento da equipe e também pode ajudar na identificação das pessoas que podem se tornar o seu sucessor.

Porém, para garantir a qualidade do serviço desempenhado, o líder precisa estar sempre atento ao que os funcionários estão fazendo e realizar um acompanhamento das atividades. Muitas vezes, ele comete o erro de delegar as tarefas e esquece-se de auxiliar a equipe para fazer os ajustes necessários.

Evitar a centralização das atividades é essencial para o desenvolvimento da qualquer organização. Quando o gestor trabalha verdadeiramente lado a lado com seus subordinados, consegue melhorar a qualidade dos resultados da empresa e, mais do que isso, contribui com o plano de carreira dos seus colaborares.

Por Claudia Regina Araujo dos Santos, especialista em gestão estratégica de pessoas, palestrante, coach executiva e diretora da Emovere You.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics