Legado

Livro de Nelson Cury Filho aponta fundador narcisista como desafio para companhias geridas por famílias

Segundo a revista norte-americana “Fortune”, dois terços das empresas no mundo são controladas por grupos familiares, as quais, em geral, alcançam resultados e performances superiores às empresas de controle não familiar. No Brasil, a expectativa de vida das empresas familiares gira em torno de 24 anos, ou seja, 70% delas não chegam à segunda geração. Foi para compreender e analisar essa realidade que Nelson Cury Filho, sócio-proprietário da Cedar Tree Family Business Advisors, também fundador do Fórum Brasileiro da Família Empresária-FBFE e grande conhecedor do assunto, escreveu “Sucessão ou Morte da Empresa Familiar? Impactos Emocionais de Fundadores Narcisistas nos Membros Familiares Durante o Processo Sucessório” (Editora Empresarial, 109 páginas, R$ 49,90).

O livro de Cury Filho, fruto de um trabalho ampliado de sua dissertação de mestrado em Sucessão Familiar, aprovada em 2016 no campus francês da conceituada Escola de Negócios INSEAD, centrou-se no impacto emocional causado por fundadores narcisistas em seus familiares durante o processo sucessório. Ou seja, é possível que o maior desafio a ser enfrentado por uma empresa familiar durante o processo de transição para a próxima geração seja o modo como pensa e age seu fundador.

Bem diferente do líder com autoestima – qualidade indispensável em quem ocupa posições de liderança –, o fundador narcisista sofre de uma patologia psicológica. E tal patologia pode responder por muitos dos fracassos nas empresas familiares. Nesse caso, o patriarca estaria concentrado apenas em atingir seus objetivos de poder, status, prestígio e superioridade, relegando a família a segundo plano. Não consegue construir e nutrir um relacionamento interpessoal maduro e sadio com as futuras gerações, algo indispensável à continuidade do legado familiar. No fim, alguns desses fatores, ou a soma de todos eles, podem, além de gerar conflitos que, por vezes, tornam-se irreversíveis, destruir a empresa e até desmantelar a família.

Para entender os aspectos emocionais causados nos membros familiares por fundadores com perfil narcisista, bem como suas consequências, Cury Filho busca relacionar, a partir do mito de Narciso, a abordagem psicanalítica do narcisismo como aspecto fundamental para a formação do Eu. Isso porque o narcisista é alguém centrado em si mesmo, portanto, um ser que acredita ser especial, diferenciado, com pouca ou nenhuma empatia com as pessoas e com tendência a menosprezar o próximo.

No processo sucessório, isso se traduz em fundadores que não conseguem dividir poder, delegar funções, acreditar que exista alguém capaz de sucedê-los. Muitas vezes são avessos à capacitação e educação de seus descendentes. Tendem a se comunicar de forma autoritária, o que impede que seus conhecimentos, experiências e percepções sobre o negócio sejam repassadas de forma construtiva.

“Busco contribuir para a compreensão da importância de um processo sucessório planejado e consciente em empresas familiares. E também explicar por que muitas famílias não conseguem perpetuar seus negócios ou mesmo dar continuidade ao seu legado e patrimônio”, explica Nelson Cury Filho, membro de empresa familiar que optou por seguir carreira solo.

“Pretendo duas coisas com o livro: enfatizar a importância da capacitação dos membros de empresas familiares. Conhecimento e educação são ferramentas imprescindíveis para a realização pessoal e profissional, dentro ou fora da empresa familiar; e resgatar o valor e o significado da autonomia e individuação. Somente assim membros de famílias empresárias poderão se tornar protagonistas de suas próprias histórias”, afirma Cury Filho.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics