Gestão

Mercur: Conheça as práticas de gestão responsáveis pelo crescimento da empresa

2018 é um ano muito especial a indústria de produtos para Educação e Saúde Mercur, pois é quando ela celebra os 94 anos. Para comemorar a ocasião, a empresa publicou o livro Narrativas Mercur – Práticas de uma gestão em constante construção. Lançado no final de março, a obra literária narra a história da marca com foco nas mudanças de gestão estratégica de sucesso. “Eu acredito que as organizações no cenário atual estão muito preocupadas com a inovação, mas, em coisas. Neste contexto, o nosso processo de transformação busca justamente inovar em gestão e não simplesmente em coisas”, afirma Jorge Hoelzel, membro do Conselho Administrador da Mercur e da terceira geração da família que conduz a companhia.

O objetivo do livro – que levou cinco anos para ser escrito – é compartilhar a caminhada da marca que segue em movimento para aprender e construir com as pessoas novas possibilidades para os negócios e para a vida. A publicação fala sobre educação, bem-estar, diversidade, compromissos, mudanças, sustentabilidade e diálogo. Outro ponto que o leitor pode esperar é o resgate da história da empresa desde 1920 por meio de entrevistas com pessoas que participaram da gestão, usuários de produtos e redes de relacionamento.

De acordo com Breno Strussman, diretor geral da Mercur, a iniciativa surgiu após a identificação que as pessoas que visitavam a fábrica costumavam perguntar sobre os registros das mudanças e a possibilidade de contar a trajetória em um livro. A mobilização em si do projeto foi iniciada em 2009 pela AMCE Negócios Sustentáveis – Consultoria que está com a empresa desde a virada de chave.

Já para Sergio Esteves, diretor da AMCE, de todas as aprendizagem adquiridas ao longo da história da companhia duas destacam-se.”A primeira delas diz respeito ao reconhecimento do propósito como área de foco. É esse conhecimento que tem ajudado a lembrar porque se está fazendo o que se está fazendo. Ou seja,valoriza pessoas em detrimento de coisas e ajuda a dar conta da proposta de valor da empresa. Por sua vez, a segunda aprendizagem tem a ver com a incorporação da crítica à cultura organizacional, o que estimula a problematização do que se dá como certo na ação cotidiana”, afirma.

Quem deseja saber mais informações, basta fazer o download do livro pelo site mercur.com.br/narrativas. A versão de audiobook também encontra-se disponível. Contudo, o conteúdo físico pode ser adquirido nas livrarias da cidade de Santa Cruz do Sul (RS).

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics