Coaching

O coaching e a liderança

Não é novidade que o mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo e agressivo nos últimos anos; portanto, trabalhar valores no ambiente organizacional pode não ser uma das tarefas mais fáceis. Assim como as empresas passam por diversas mudanças atreladas às tendências de mercado, financeiras, emocionais e éticas, os profissionais também sentem o peso das mudanças que interferem em suas formas de trabalho e visões de vida e de carreira.

O especialista em gestão de carreiras Jöel Thrinidad explica que o alto nível de estresse e cobrança tem gerado uma série de mudanças orgânicas, tornando impossível que o profissional retorne para casa sem levar nenhuma preocupação do trabalho – o que interfere nos valores em âmbito tanto profissional quanto pessoal. “Quando paramos para falar de valores, estamos pensando também em equilíbrio, uma palavra essencial e indispensável para que saibamos a hora de dosar trabalho e lazer, ambição e família, metas e satisfação, resultado e bem-estar”, destaca.

É nesse sentido que o especialista destaca que o coaching pode auxiliar no processo de “importância de valores” de inúmeras formas. Em casos de crises ou fusões, por exemplo, em que a cultura organizacional passa por uma reestruturação, o processo de coaching pode ajudar os líderes e coordenadores a se preparar para lidar com mudanças, obstáculos e períodos de instabilidade, se tiverem o auxílio de um profissional experiente, que possa lhes dar segurança e apoiar no planejamento das novas estratégias.

Thrinidad destaca que, do lado empresarial, é importante a definição de valores, missão e visão, para que os relacionamentos estabelecidos entre corporação e funcionários obtenham êxitos em parceria. “Uma vez que a empresa deixa de cumprir as próprias regras ditas essenciais, pelas quais seus pilares foram fundados, maiores serão as chances da falta de ética, de comunicação, ou a corrupção de valores acabarem interferindo no resultado, quer sejam líderes, quer sejam subordinados”, explica.

No entanto, existem também os valores intrínsecos de cada pessoa: quais seus limites e o que deverá ser aprimorado no decorrer da vida. Quando se fala de liderança, alguns valores devem ser considerados para evitar que maus hábitos acabem transparecendo na empresa e afetando o trabalho coletivo. “Nessas horas os valores principais serão aqueles em que as pessoas se sentirão apoiadas, com os quais se verão valorizadas e estimuladas a falar o que sentem. Cada executivo traz consigo a responsabilidade de multiplicar empreendedores, e todo empreendedor, antes de crescer e se tornar concreto, começa com um sonho. Quando se estimula perseguir a realização dos sonhos, todos ganham – quer estejam acordados, quer estejam estrategicamente descansando”, destaca o especialista.

Quando a falta de valores impera no ambiente corporativo, perde-se em tempo e talentos, que mal aproveitados acabam se desvalorizando. Nesse caso, o processo de coaching tem o objetivo claro de estimular empresas e profissionais a obter competências necessárias para o desenvolvimento individual ou coletivo, em prol do alcance de metas, alta performance, melhores resultados e alinhamento de objetivos empresariais.

“O sucesso profissional resulta de um constante aprendizado e de um aperfeiçoamento contínuo. O líder com conhecimento de coaching gera desenvolvimento, aprendizado e amadurecimento dos seus subordinados. Consequentemente, os valores necessários são passados nesse processo de avaliação e conduta profissional. Uma forma de liderar com eficiência é antes de tudo estabelecer visão, estimular a criatividade, gerenciar pessoas com contínuo aperfeiçoamento, feedback constante, sustentabilidade colaborativa, ensinando-as a perseguir resultados eficientes”, finaliza Thrinidad.

Comentários

comentários

Comente aqui!

Qual sua opinião?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics