Engajamento

O que as empresas criativas têm?

Pesquisadores e especialistas debatem há anos sobre qual seria, afinal, o conceito de criatividade. Enquanto uma vertente costuma associar a criação como algo que surge de forma espontânea – o tão faladoinsight, outra linha prefere destacar a participação do conhecimento e experiências – o backgroundpara criações com níveis de consciência.

Por mais diferenças que possam existir entre os argumentos, a convergência se dá pela ideia de originar algo novo e melhor do que o presente nos oferece. Para lidar com demandas cada vez mais complexas, asempresas investem uma quantia considerável em busca de pessoas e processos criativos. No entanto, deixaram de levar em conta que o ambiente de trabalho é de grande importâncianessa equação.“As companhias e escritórios adotaram um layout pouco flexível ao longo de muitos anos. Os espaços eram centrados em estações de trabalho individualizadas e, por consequência, as equipes ficavam segmentadas fisicamente”, afirma Lucca Kazan, gerente de marketing da Sittz.

Segundo o especialista, o tamanho ideal de uma equipe está em torno de cinco colaboradores e trabalhar em pequenos grupos garante a otimizaçãode produtividade mais do que times maiores. Portanto, ao oferecer maisespaços para um conjunto de pessoas desse tamanho, a companhia pode realmente contribuir para melhores resultados sem abrir mão do bem-estar.

Faça como as empresas criativas e coloque nos espaços:

. Sofás

. Assentos modulares

. Poltronas

. Cadeiras confortáveis

. Mesas

. Móveis de apoio

“Os escritórios atuais precisam criar as condições para o imponderável surgir. É preciso criar ambientes que estimulem conexões e engajamento, inclusive,em situações banais, como ir ao banheiro – o caminho até ele pode ser a oportunidade de estimular o encontro entre pessoas de equipes diferentes e reforço de conexões e ideias”, completa Kazan.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics