Atração

Os melhores empregadores do Brasil

No última dia 9 de fevereiro, as empresas certificadas como Top Employers Brasil 2017 foram finalmente anunciadas. Após passarem por uma criteriosa análise realizada pelo Top Employers Institute, entidade com sede em Amsterdã (Holanda) e presente em 116 países, 29 empresas que atuam no mercado brasileiro demonstraram oferecer condições de trabalho de alto nível aos seus colaboradores.

Segundo Gustavo Tavares, country manager do Top Employers Institute no Brasil, as empresas certificadas “comprovaram fazer parte do seleto grupo de melhores empregadores no mundo, criando experiências de vida enriquecedoras para os seus trabalhadores, cumprindo padrões internacionais de excelência”.

Na prática, para conquistar a Certificação Top Employers, as empresas passam por inúmeras etapas de avaliação. “Os programas são focados na realidade de RH, permitem identificar e destacar empregadores de excelência em qualquer lugar do mundo. Empresas Top Employers beneficiam-se de nossa metodologia de certificação imparcial para atestar seu diferencial como um empregador de excelência e utilizar nossas ferramentas de comunicação exclusivas para promover-se. Elas também se utilizam de nossos conceituados insights em relação às melhores práticas de RH para manterem-se à frente dos avanços de RH”, destaca Tavares.

A Boehringer Ingelheim, empresa que tem 1.700 funcionários no Brasil, foi uma das companhias reconhecidas por suas práticas em áreas como desenvolvimento de liderança, gestão de desempenho, cultura organizacional, remuneração e benefícios. “É uma honra para a Boehringer Ingelheim receber uma certificação que valida o nosso compromisso com os colaboradores em proporcionar um ambiente de pleno desenvolvimento e nos diferencia na atração de talentos. Isso nos fortalece para a construção de uma empresa de alta performance”, diz Peter Plöger, presidente da Boehringer Ingelheim.

Para Tatiana Vailati, Gerente de Desenvolvimento Organizacional e Talent Acquisition, “está no DNA da companhia a busca constante pela inovação em todos os âmbitos de gestão. Ter nossas práticas reconhecidas como pioneiras prova que estamos no caminho certo. É o caso, por exemplo, do nosso processo de integração, percebido pelo instituto como inovador em comparação com empresas de todo o mundo”.

Não por acaso, durante o processo de certificação as empresas completaram um rigoroso processo de investigação, onde foram avaliadas mais de 600 práticas de gestão de pessoas em nove categorias. Para assegurar a integridade do processo e uma comparação igualitária, todas as respostas foram auditadas independentemente. “As melhores condições dos funcionários garantem que as pessoas possam se desenvolver pessoalmente e profissionalmente. Nossa pesquisa abrangente concluiu que a Boehringer Ingelheim oferece um excelente ambiente de trabalho e uma ampla gama de iniciativas criativas, desde benefícios secundários e condições de trabalho até programas de gerenciamento de desempenho bem pensados e verdadeiramente alinhados com a cultura de sua empresa”, diz Alessio Tanganelli, diretor regional do Instituto Top Employers para o Brasil, Espanha e Itália.

Outra companhia que recebeu a certificação Top Employers Brasil 2017 foi a Sanofi, cujas práticas foram avaliadas segundo os seguintes critérios: Estratégia de Talentos; Planejamento de Pessoal; Integração; Capacitação e Desenvolvimento; Gestão de Desempenho; Desenvolvimento de Lideranças; Gestão de Carreira & Sucessão; Remuneração & Benefícios; Cultura Corporativa. “A certificação Top Employers chancela um trabalho dedicado a dar ferramentas e meios para que nossos próprios colaboradores tomem conta da gestão de sua carreira”, diz Maria Lamin, diretora de Gestão de Talentos da Sanofi.

Para Tanganelli, as condições de trabalho oferecidas pela Sanofi foram fundamentais para a certificação. “Nossa pesquisa concluiu que a Sanofi oferece uma ampla gama de iniciativas criativas, benefícios secundários, condições de trabalho e programas de gerenciamento de desempenho verdadeiramente alinhados com a cultura da empresa”.

Comunicar é fundamental

Outra farmacêutica que mereceu destaque no processo deste ano foi a Takeda, que foi eleita uma das Top 3 entre todas as empresas certificadas. O pioneirismo no modo de comunicar e fornecer informações sobre remuneração, cargos e progressão de carreira foram aspectos que colaboraram para este resultado.

Alguma vez você já se sentiu desconfortável em falar abertamente com seu chefe sobre sua remuneração, questionar sobre benefícios e bônus? Já fez algum treinamento para refletir sobre a maneira e o tom como fala com sua equipe no momento do feedback? São tabus como este que a Takeda Farmacêutica tem quebrado por meio de seus programas inovadores de RH.

Na prática, a Takeda trabalha para que seus colaboradores consigam aliar qualidade de vida e produtividade dentro de um ambiente com clima bastante positivo, visando sempre a obtenção dos melhores resultados. “A área de Recursos Humanos tem funcionado com o intuito de garantir aos gestores, colaboradores e à empresa que possam ter acesso e consigam transmitir importantes informações da forma mais construtiva e transparente possível”, afirma Veronika Falconer, diretora executiva de Recursos Humanos, Comunicação e Administração Brasil e LATAM da Takeda. “Acreditamos que o acesso à informação de qualidade faz parte também de um cuidado diferenciado dentro do mundo corporativo e torna as pessoas mais motivadas e colaborativas para o crescimento comum”, completa.

Além de acreditar que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional aumenta a produtividade e engajamento do time, a Takeda tem reforçado nos últimos tempos a importância da transparência na comunicação com os colaboradores. Um dos pontos que a companhia havia percebido que gerava mais desconforto entre os funcionários era a discussão franca sobre remuneração. “Infelizmente, este tema ainda é tratado como tabu no mercado de trabalho e isso reflete negativamente no desempenho do funcionário diante de suas atividades dentro da empresa”, explica Veronika. Para quebrar isso, a Takeda criou o programa chamado “Open the Black Box” (em português “Abra a Caixa Preta”), fazendo uma alusão direta ao tema que é tão delicado e necessário ser discutido. O programa prevê atividades que permitem aos colaboradores o esclarecimento de dúvidas gerais sobre o sistema de remuneração da empresa, metodologia de cargos e salários, progressão de carreira, etc.

Outro programa que tem impactado o clima e os resultados da empresa é o “Quality Conversation” (em português “Conversa de Qualidade”), que acontece anualmente e é voltado para gestores da Takeda. O principal objetivo é sensibilizar a liderança sobre a melhor maneira de dar feedbacks à equipe, destacando o poder da conversa transparente, cordial, respeitosa e, acima de tudo, propositiva. “Sabemos que a intenção das pessoas é sempre fazer algo para acertar, mas são comuns feedbacks girando em torno dos erros, o que não mostra caminhos possíveis para o desenvolvimento profissional”, conta Veronika. “Uma simples mudança de perspectiva de olhar nesta conversa pode trazer ganhos muito maiores e melhores para a equipe toda, além de deixar o clima interno ainda mais leve e colaborativo, reforçando a relação e o compromisso entre lideranças e subordinados”, conclui. O programa foi iniciado em 2016 e dos mais de 150 profissionais que já passaram pelo treinamento, 91% deles avaliaram como bom ou excelente a atividade.

Conheça as empresas Top Employers Brasil 2017

Akzo Nobel
Atento
Avanade
Banco do Brasil
Boehringer Ingelheim
CCB
Cetip
Chiesi
Corbion
Deloitte
DHL Express
DHL Supply Chain
Dimension Data
Everis
Goodyear
Klabin
Merck
Orange Business Services
Oxiteno
Philip Morris
Saint-Gobain
Samsung Electronics
Sanofi Aventis
SAS Institute
Souza Cruz
Takeda Farmacêutica
Tata Consultancy Services
Technip
Valeo Sistemas Automotivos

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