Gestão

Os passos da profissionalização da gestão familiar

Muitas grandes empresas do mundo são lideradas por famílias. Entre as maiores estão a gigante varejista Walmart, a montadora alemã Volkswagen, a Nike e a Samsung. No Brasil, podemos destacar o Itaú Unibanco, dos Moreiras Salles, a Metalúrgica Gerdau e o Grupo Votorantim, de Ermírio de Moraes, entre outras. A estimativa é que entre 65% e 80% das empresas ao redor mundo são familiares. Das microempresas às mundialmente conhecidas, o grande desafio é sobreviver às futuras gerações.

A profissionalização da gestão é o passo mais importante para consolidar uma empresa familiar e envolve várias etapas e mudanças. O primeiro passo é conhecer profundamente a atual realidade do negócio. Não é possível mudar sem ter consciência dos processos e fluxos de trabalho já estabelecidos, até para poder identificar os gargalos e propor as melhorias. Na sequência, é preciso definir o posicionamento da empresa no mercado, estabelecendo sua missão, visão e valores. Isso é fundamental para traçar os objetivos estratégicos do negócio.

Mudar um modelo de gestão exige uma boa dose de coragem e, acima de tudo, a capacidade de antecipar as tendências do mercado e de se preparar para os novos momentos. Para trilhar esse caminho, é necessário investir em três pilares: processos, pessoas e tecnologia. Identificar as lideranças, definir muito bem os papéis, atribuir as responsabilidades e determinar prazos. As regras do jogo precisam estar claras.

Da revisão dos processos, racionalização de custos e introdução de novas normas à realização do Planejamento Estratégico. Para crescer de forma sustentável é imprescindível analisar a cultura organizacional e, acima de tudo, compartilhar com os colaboradores o novo momento da empresa. Aprimorar a comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores é dar transparência e credibilidade à gestão. Para isso, podem ser utilizadas estratégias de marketing, on e off-line, como as mídias digitais, boletins internos, e-mail marketing e até ações de ativação de marca junto aos clientes.

Há três anos no comando da empresa tenho a plena certeza de que o maior investimento deve ser sempre nas pessoas. É fundamental aliar o conhecimento técnico ao relacionamento com a equipe. Um bom líder, primeiramente, deve ser um bom gestor de pessoas. Deve agir de forma transparente, agregando valores, entendendo habilidades e compreendendo perfis. Liderar é, acima de tudo, inspirar! O desafio é diário, em busca da melhoria de processos e de agregar as melhores pessoas para a perenidade da empresa.

Por Francine Nogueira Cassaro, diretora geral da Distribuidora de Combustíveis Royal FIC

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics