Atração

Pesquisa radiografa sonhos dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho

Quem nunca se imaginou projetando o futuro? Fazer planos e definir prioridades é um processo permanente na vida e, em cada momento, os pontos mais importantes se alternam em virtude do cenário social, econômico e político. Justamente para investigar os interesses dos jovens no presente momento do país, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios perguntou: “Qual é seu maior sonho?”. Foram consultados 37.275 estudantes, com idade média entre 15 e 26 anos, em todos os estados do Brasil. O resultado apresenta elementos relevantes para fazermos a leitura correta dos desejos de nossa juventude.

Para quase 20 mil participantes da pesquisa (53,50%), maioria expressiva, “ter um bom emprego” é o objetivo número 1 no contexto atual. Segundo Rafaela Gonçalves, coordenadora de treinamento do Nube, o motivo se encontra na crise vivida pela nação. “Muitas empresas foram impactadas com o período de ajustes políticos e financeiros e, em consequência disso, tiveram de se organizar internamente, reestruturando as equipes e colocando o pé no freio na hora de investir, contratar e treinar novos colaboradores. Logo, se há menos posições de trabalho, a consequência direta é aumentar o desejo justamente pelo elemento escasso”, explica.

Na sequência, “possuir um apartamento/casa“ revelou-se a principal aspiração de 21,02%, ou 7.836 votantes. Já na terceira e quarta posições, respectivamente, surgiram as alternativas “morar fora do país”, sonho de consumo de 4.704 (12,62%), e “fazer um intercâmbio”, com 10,58% (3.944). “Só é possível adquirir bens e realizar viagens mediante a uma boa poupança. Como as famílias vivem momentos de cautela e incerteza, não é algo simples colocar na prática os interesses tão vivos nas projeções de nosso imaginação. Por isso, notamos uma distância ampla entre o primeiro colocado e os demais”, analisa Rafaela.

Por fim, 848 respondentes (2,27%) gostariam de “comprar um carro” antes de cumprir quaisquer outras vontades. De acordo com a coordenadora de treinamento do Nube, o foco do jovem deve ser direcionado para a conquista de uma boa oportunidade no mercado de trabalho, pois “com a consolidação da carreira, virão as recompensas na remuneração e será possível alcançar outros objetivos”, destaca. E como garantir o sucesso em um bom estágio ou emprego? Considerando a concorrência cada vez mais alta, é importante oferecer diferenciais aos selecionadores e, posteriormente, aos gestores. São exemplos:

– Manter postura e vestimenta adequadas no ambiente corporativo;

– Comunicação seguindo normas cultas na escrita e na fala (evitar erros de português);

– Fluência em outro idioma;

– Currículo conciso e atualizado;

– Apresentar boa capacidade de ouvir correções (ser aberto aos feedbacks);

– Demonstrar vontade de aprender e de contribuir com a equipe.

“O candidato deve procurar maneiras mais assertivas de buscar uma chance. Começar por pequenas e médias empresas, invistir em um estágio na área de seus estudos, utilizar as redes sociais e sites especializados para conseguir destacar seu currículo e confiar no próprio potencial”, finaliza Rafaela.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics