Gestão

Por que (e como) tornar o ambiente de trabalho mais seguro para os colaboradores?

As empresas têm investido cada vez mais em melhorias nos ambientes proporcionados aos colaboradores, mas ainda há uma parcela de companhias que ainda não entendem a saúde e segurança do funcionário como sua própria garantia de otimização de resultados. Existe sim a obrigatoriedade de implementação de inúmeras medidas que vão garantir a integridade das pessoas contratadas, porém o empreendedor moderno precisa estar atento ao que vai de fato agregar à sua equipe.

Além de reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais, o empresário é capaz de elevar o comprometimento e motivação dos funcionários com diferenciais que vão refletir em benefícios também em sua capacidade de produção e nas finanças. Afinal, um trabalhador longe do posto de trabalho representa custos elevados para uma empresa, seja pela ausência ou pelos gastos processuais assim como pessoas desmotivadas e sem comprometimento com sua função.

Em um primeiro momento, o executivo pode achar que vai gastar muito com programas de prevenção e melhorias no ambiente corporativo. Contudo, trata-se de um investimento que pode evitar grandes perdas futuramente.

Para alcançar o espaço de trabalho ideal uma dica simples é criar, na medida do possível, espaços diferenciados para que os colaboradores possam aproveitar durante o expediente. Algumas grandes empresas já disponibilizam salas de jogos e descompressão, mas você pode começar com um espaço de café, por exemplo.

Outra alternativa é a aproximação com os funcionários. Iniciativas de integração para que a equipe fique cada vez mais próxima, feedback e debates são algumas atividades que podem agregar muito nesta dinâmica.

Dr. Miguel Hueb Netto, especialista em Medicina e Segurança do Trabalho alerta que a atitude é uma ferramenta importantíssima para as companhias. “Mesmo com investimentos em segurança e saúde do trabalho para criar melhores ambientes aos funcionários, as empresas têm sido levadas à justiça em uma verdadeira avalanche de processos. Portanto, entender e saber lidar com esta questão também é um diferencial para evitar prejuízos”, comenta.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics