Gestão

Por que você deve levar a prática do esporte para dentro da empresa?

A Copa do Mundo será a responsável por inserir o esporte no noticiário de todo o mundo. Embora a temática pareça distante do dia a dia das empresas, a força de vontade e o espírito de superação oriundos do universo esportivo são elementos essenciais na rotina de qualquer profissional. Para se ter uma ideia, segundo informações divulgadas no International Journal of Workplace Health Management, pessoas que praticam atividades físicas com frequência são 23% mais produtivas no trabalho. Este fenômeno acontece porque o exercício físico proporciona energia, bem-estar e concentração que são transferidos em ações para lidar com os desafios da rotina diária. Dessa maneira, quando o físico está bom, nos sentimos menos cansados e com tendência a ter novas ideias, o que também favorece a tomada de decisão.

Neste contexto, você já ouviu falar do Ironman? A prática desse esporte está ficando cada vez mais popular no mundo e vem sendo procurada com frequência por diversos executivos. A atividade trata-se de uma competição de Triathlon composta por 3.800m de natação, 180km de ciclismo e 42 km de corrida. Para completar toda essas distâncias é preciso de uma longa jornada de preparação, que precisa ser somada a uma rotina de trabalho, a atenção a família e amigos. Mesmo tendo que incluir treinos de três modalidades no cotidiano, dados revelam que 19% dos participantes dessa prática são médicos, advogados ou outros profissionais com uma alta carga de trabalho.

Eu pratico o esporte há três anos, inclusive, competi na última vez usando o uniforme da Bcredi, que está engajada em apoiar o esporte entre seus colaboradores graças aos benefícios que traz para a equipe. Quem pratica o triathlon precisa ser muito disciplinado,focado para superar desafios todos os dias, acordar cedo, treinar em condições adversas, dividir os treinos, fazendo parte pela manhã e à noite, treinar quando está cansado, com dor, na chuva, no frio, mas estes são os desafios do esporte, que acabam contribuindo para enfrentar os demais desafios da vida profissional e pessoal, nos tornando cada vez mais fortes psicologicamente.

Apesar de ser uma atividade individual, para se preparar para o Ironman é necessário o apoio de todo um time por trás que dá estrutura para o momento da prova. No ambiente corporativo não é diferente: é muito importante desenvolver o trabalho em equipe, seja você dono da empresa – que precisa liderar até mesmo em momentos de pressão – ou colaborador, que para crescer tem que contar com o apoio e experiência do time.

E os benefícios não param por aí. O esporte também mantém o emocional equilibrado e nos ensina a lidar com os momentos de vitória e de derrota, sempre com a garra de continuar para alcançar resultados positivos, sem deixar o cansaço abater. O mesmo se aplica na capacidade de solucionar problemas e imprevistos, desenvolvemos mais habilidade para resolver essas questões e seguir em frente.

Além disso, observar os adversários e identificar quais são suas principais competências também é essencial para absorver ideias com o intuito de aplicá-las em seu próprio rendimento. Claro que todas essas vantagens que o esporte traz podem variar de pessoa para pessoa, porém, quanto mais ações você procurar para estimular o seu espírito profissional (pensamento, comportamento, ideias) mais chances terá de construir uma carreira de sucesso.

Muitas empresas brasileiras têm incentivado cada vez mais à prática de atividades físicas entre seus colaboradores, como é o caso da Bcredi, justamente por estimular o desenvolvimento de todos. Os funcionários ganham com a melhora na qualidade de vida enquanto as companhias ganham com mais resultados positivos e engajados. Aproveite os olhos voltados para a Copa do Mundo e se estimule para começar a praticar um esporte ou levar a atividade para dentro da corporação.

Por Eduardo Zagonel Neves, gerente de crédito imobiliário do Grupo Barigui (empresa parceira da Bcredi – fintech de crédito imobiliário)

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics