Engajamento

Profissionais do mercado financeiro são os campeões em afastamentos por depressão

A cada ano cresce o número de trabalhadores afastados por ansiedade e depressão. Dados da Previdência Social mostram que, no último ano, no Brasil, mais de 199 mil empregados foram afastados por transtornos mentais ou comportamentais. Números 16% superiores quando comparados aos 171 mil casos de empregados afastados por esses motivos, em 2015, sendo que os atuantes no mercado financeiro lideram esse ranking.

Dos 199 mil afastamentos, mais de 75 mil foram em decorrência da depressão, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o mal do século. A atual crise econômica, uma carga exaustiva e recorrente de trabalho e ambientes estressantes podem fazer com que a atividade ocupacional e/ou o ambiente profissional sejam os motivos para desencadear a doença.

“Há uma dificuldade em comprovar o papel do ambiente de trabalho no surgimento da doença, por isso, há riscos de casos de subnotificação”, explica a médica do trabalho e diretora da Aclimed Dra. Marianne Sobral.

Mesmo diante dessa complexidade de diagnóstico e comprovação da relação da doença com o trabalho, ainda de acordo com a Previdência, seis profissões possuem mais afastamentos e aposentadorias por invalidez por conta de transtornos dessa natureza:

  1. Profissionais do mercado financeiro;
  2. Controladores de voo;
  3. Profissionais da área de segurança;
  4. Juízes;
  5. Jornalistas;
  6. Médicos.

Altas demandas, cobranças excessivas e jornadas extensas estão entre os principais motivos desencadeadores aliados aos componentes genéticos. “O trabalhador precisa mudar os hábitos e a rotina: dormir melhor, praticar atividades físicas e se dedicar a um hobby. E a empresa precisa agir preventivamente atuando para um ambiente saudável e produtivo e que também tenha políticas de reintegração dos funcionários afastados por esses motivos”, complementa a Dra. Marianne.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics