Carreira

Quais as competências necessárias para ter sucesso?

Alcançar o sucesso é algo que todos querem. Algumas pessoas mudam de país em busca de um destino melhor, outras trocam de profissão na espera de uma remuneração que atenda às suas expectativas, ou se dedicam a conquistas no meio familiar e amoroso, decisões que têm sempre em mente vencer na vida. Mas, e se alguém perguntasse: “O que é preciso para vencer na vida?”, teríamos essa resposta?

Para o educador e rabino Samy Pinto, responsável pela sinagoga Ohel Yaacov, uma das características essenciais para se ter sucesso na vida é a diligência. “Essa é uma qualidade comum quando lemos biografias de grandes empresários, políticos e líderes bem-sucedidos. Atributos encontrado em nomes como Henry Ford, Walt Disney, Bill Gates e o próprio Spielberg”, comenta.

Mas o que é diligência? E por que ela é importante para vencer na vida?

Ser diligente significa ser uma pessoa esforçada, persistente e que se envolve com o trabalho árduo, mas inteligente, no intuito de realizar um projeto e concretizar uma ideia. “Essa dedicação, devoção e zelo, vai ser, sem dúvida nenhuma, um fator determinante para você vencer na vida. E isso serve para qualquer área de atuação, seja na sociedade, no mundo empresarial, intelectual, social, até a mais elementar, que é a família” explica o rabino.

Um exemplo no judaísmo que o educador e Rabino apresenta é o do Rei Salomão. Samy explica que o sábio rei pede para observar os homens que são diligentes em seu trabalho e ver como eles estão sempre em condição de se apresentar perante as autoridades. Se seguirmos os exemplos deles estaremos sempre do lado vitorioso, teremos fama, sucesso, conquistas e vitórias.

“Uma pessoa diligente é alguém que sabe ter prazer nos resultados que obtém. Dessa forma a recompensa que a diligência traz é a alegria em cada passo e conquista que se alcança”, completa Samy.

Ser diligente também trará sucesso em outras áreas além da profissional, porque vencer no trabalho é somente vencer de forma incompleta. O rabino aponta que ser bem sucedido na família e no matrimonio é se dedicar a esposa e aos filhos. “Nenhum casamento dará certo se não houver diligência em casa. Nós podemos ver vários empresários que tem uma carreira brilhante, mas o mesmo não acontece na vida familiar. Isso porque ele não percebe que a devoção que teve em seu ofício não teve com sua família”, explica.

“Não é fácil ser diligente. O homem possui seus impulsos naturais, suas forças, suas fraquezas e todos nós queremos ser gratificados da forma mais rápida possível. Para isso sempre escolhemos os caminhos que oferecem menos resistência. Então a diligencia, vai exigir além da dedicação, mas também inteligência”, destaca o educador.

Ferramentas para o sucesso completo: Diligência, Inteligência e Honestidade

Não adianta se dedicar e trabalhar de forma inadequada, é preciso encontrar uma forma inteligente para executar uma tarefa. “Podemos usar uma metáfora para exemplificar a importância da inteligência para alcançar o sucesso. Se temos que derrubar uma árvore temos que escolher a ferramenta adequada. Se usarmos um martelo, podemos trabalhar pesado, mas será muito mais demorado alcançar o objetivo, e talvez nem conseguiremos completar a tarefa. Se usarmos uma serra, continuaremos necessitando de persistência, mas completaremos muito mais rápido a atividade”, exemplifica Samy.

Outra característica que o Rabino destaca como importante para vencer na vida é a honestidade. “Não adianta nada ser dedicado, inteligente e desonesto. Essa combinação não resultará no sucesso esperado. “Um ensinamento que o rei Salomão nos passa é de que o dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem ajunta pouco a pouco enriquece”, completa.

Para vencer na vida é necessário que essas características trabalhem juntas. “Creio que toda pessoa dedicada e educada no esforço vai ser uma pessoa que saberá ter controle da situação, seja na área empresarial, política, intelectual e matrimonial. Então que possamos ser pessoas mais diligentes e menos preguiçosas. E que eduquemos nossos filhos e alunos para o esforço, persistência, busca pela inteligência e honestidade”, finaliza o educador e rabino Samy Pinto.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics