Engajamento

Saiba as 6 dicas essenciais para gerar engajamento e aumentar a produtividade dos colaboradores

Provado em pesquisa que: profissionais motivados são 50% mais produtivos do que os demais. A afirmação é do estudo publicado pela empresa Right Management, especialista global em Carreira. A pesquisa foi realizada com 15 países, somando a participação de 30 mil pessoas – sendo dez mil delas brasileiras.

E para completar a informação, a The Marcus BuckinghamCompany traz a conclusão sobre o Brasil ser o terceiro país no ranking de engajamento nas organizações (16%), seguido da Índia (17%), depois dos Estados Unidos e China que assumem o primeiro lugar (19%).

“Quando são bem tratados e valorizados, os colaboradores se sentem inspirados e com perspectivas. Dessa maneira, são capazes de realizar o trabalho com empenho e foco nos resultados”, afirma Juliana Bittencourt, gestora de Recursos Humanos da Ahgora Sistemas – Companhia que desenvolve tecnologias para Gestão de Pessoas.

Para a especialista, as organizações passaram a levar em consideração a humanização dentro do ambiente de trabalho. Por consequência, estão reformulando as estruturas para sistemas de hierarquias cada vez mais enxutos e próximos dos funcionários. “Empresas preocupadas em ter profissionais felizes certamente tem o diferencial no mercado, o que valoriza o fator de competitividade”, pontua.

Diante desse cenário, Juliana elencou seis dicas essenciais para gerar engajamento e aumentar a produtividade dos colaboradores. Veja abaixo.

Ter um propósito bem claro  

Por que a sua empresa existe? Será que todos os funcionários saberiam responder? Qual o contexto da companhia na sociedade? Respostas a perguntas como essas devem ser bem claras, além de ser amplamente difundidas dentro do ambiente de trabalho. Quando há um propósito transparente, o colaborador trabalha com foco mais direcionado, se torna mais produtivo e presta um atendimento ainda melhor aos clientes.

Bom relacionamento

Problemas de relacionamento com a liderança é um dos principais motivos de pedidos de demissões. Perder talentos por essa razão com certeza não é o que as empresas querem. Os colaboradores, de forma geral, precisam de inspiração. Portanto, é necessário ter gestores que sejam exemplos de conduta e que tenham um ótimo relacionamento com a equipe a ponto de motivá-la a produzir mais.

Valorização e feedback

Reconhecer o funcionário pelo seu desempenho faz com que os colaboradores se sintam mais motivados e engajados. É fundamental que tenham em mente a real missão dentro da empresa e a importância que a atividade que exercem tem para a organização.  Ou seja, elogie sempre que alguma tarefa for bem executada e estabeleça um sistema de feedback periódico para que realmente funcione. A ferramenta é importante no processo de relacionamento entre líder e liderado e extremamente necessária para que o desenvolvimento do profissional esteja alinhado aos propósitos da empresa.

Plano de cargos e salários e incentivos

A atual geração de profissionais está mais preocupada com a satisfação profissional, tanto que muitos afirmam que o dinheiro vem em segundo lugar. Apesar disso, o salário ainda pesa muito, sim, no conjunto de fatores que deixam o colaborador motivado. Por isso, ter um plano de cargos e salários bem definido com bom retorno financeiro é importante. Outro ponto é oferecer incentivos em dinheiro como forma de reconhecimento pelo desempenho ou por obtenção das metas. Estes detalhes mostram-se um eficiente recurso de motivação.

Humanização e flexibilidade

Entender que o funcionário tem uma vida com os inúmeros desafios fora da empresa é o primeiro passo para uma relação humanizada entre marca e colaborar. Portanto, procurar este entendimento e ter uma política de flexibilidade – inclusive com horários – é um fator que mostra a preocupação da companhia com a vida do funcionário, o que ajuda a estabelecer uma relação de confiança e de comprometimento.

Defina metas e proponha desafios

Para aumentar a produtividade e garantir bons resultados, é preciso estabelecer metas para os colaboradores. Esta iniciativa ajuda a orientar o caminho que deve ser seguido e alinha os resultados com aos objetivos da empresa.  Neste contexto, é importante que as metas sejam estabelecidas junto com a equipe e que os números sejam algo realizável para que não se crie um motivo de estresse e insatisfação.

Em tempos em que tudo acontece de forma extremamente acelerada, o mercado se tornou mais competitivo e está mais exigente. O fator humano tem se mostrado um grande diferencial para empresas. Por isso, é necessário investir no capital humano e em estratégias para captar e reter os melhores talentos, mantendo-os motivados.

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