Atração

Seleção de candidatos se adapta às novas tecnologias

Nos últimos anos o segmento de Recursos Humanos têm enfrentado profundas transformações estruturais principalmente devido a evolução tecnológica. A área de atração e seleção de candidatos não ficou de fora das mudanças e hoje é capaz de otimizar os resultados por meios de algoritmos, inteligência artificial e redes sociais. Neste cenário, surgiu a Connekt – Ferramenta que possibilita aos recrutadores e possíveis novos colaboradores usufruir de um processo totalmente intuitivo pelo universo digital e com baixo custo. Entre os usuários da inovação estão Natura, Itaú, Fleury e Walmart.

O recurso tecnológico permite que o candidato realize a etapa de seleção para a vaga a apenas um toque de seu smartphone sem nem mesmo ter a necessidade de baixar aplicativos em um funcionamento rápido e seguro. Já o benefício para o lado do recrutador começa com a definição da oportunidade de emprego na própria plataforma. A partir daí, cada chance de trabalho terá uma estratégia de marketing digital diferenciada e única. Ou seja, levando em consideração o perfil do candidato que se deseja alcançar via redes sociais. Em seguida, acontece a veiculação por um post patrocinado na mídia social escolhida, sendo direcionado apenas aos profissionais em que o RH tenha interesse. Por fim, as pessoas alcançadas pela ação são incentivadas a clicar no anúncio para se aplicarem.

Quando o candidato aplica-se a vaga, entra no processo apelidado de “esteira digital” na qual terão questionários, testes e avaliações que envolvem competências técnicas, raciocínio lógico e conhecimentos gerais. Vale ressaltar que a ordem das fases das provações são definidas pelo recrutador e também possibilita ao profissional que foque os esforços apenas nos destaques.

Antes de continuar o procedimento, o participante é convidado a fazer uma entrevista digital. Ao todo, são de três a cinco perguntas em que o recrutador será capaz de analisar a postura do candidato diante dos questionamentos, a desenvoltura em solucionar desafios, testar os domínios em línguas estrangeiras e assistir ou ouvir um currículo gravado. A meta final é filtrar os convocados até chegarem em 5%. “A experiência tem o poder de alinhar a seleção de candidatos com a cultura organizacional da companhia. Além de fazer com que a área de RH consiga atuar de forma mais estratégica e analítica”, afirma Henry Novaes, sócio da Connekt.

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