Estratégia

Sobrevivendo a Era Digital

Um estudo realizado pela BSA The Software Alliance sobre a importância dos dados aponta que 90% dos líderes empresariais citam dados como um dos recursos essenciais para os negócios, no mesmo nível de elementos básicos como:  terra, mão de obra e capital. Em um mercado de trabalho que se transforma de forma constante, a capacidade de adaptação e até mesmo a antecipação de tendências vem se tornando cada vez mais um diferencial competitivo dentro das empresas. O coordenador da Digital House, Luiz Buccos, lista algumas das principais atitudes para que o profissional sobreviva na era digital. Acompanhe:

. Crie uma mentalidade digital

Desenvolva competências que acompanhem as necessidades do mercado e adquirir uma nova linha de raciocínio. Estas iniciativas geram uma rotina de busca constante por novidades que torna mais fácil o processo de compreensão das ferramentas que surgem diariamente. É importante ter em mente que a inteligência artificial já é corriqueira e compreender que algo que faz parte do dia a dia das pessoas é essencial. Então, o próximo passo é se perguntar: onde isso se encaixa na empresa em que trabalho?

. Pense além do seu serviço

Nem todas as tecnologias têm sua aplicação economicamente viável em qualquer negócio. Entretanto, atualmente todas têm algum tipo de tecnologia implementada mesmo que não tenham se dado conta disso. Uma lavanderia, por exemplo, pode simplesmente lavar as roupas que recebe. Mas, também pode criar uma base de informações sobre seus clientes (como marca, tamanho, estampa, cor, tipo de roupa que é lavada e com qual frequência), por meio da qual conseguirá oferecer um serviço customizado e muito mais eficiente. Profissionais de dados pensam muito além de lavar roupas, podem capturar informações e fazer parcerias com marcas que desejam atingir o público target da sua concorrência com mais assertividade.

Tire a ideia do papel

É nesta fase que as empresas podem contar com parceiros e fornecedores. Afinal, a implementação de mudanças no ambiente profissional é algo que demanda especialistas com experiência no assunto. Para mudanças efetivas, o ideal é firmar parceria com uma equipe qualificada e fornecedores atualizados no mercado.

Dê espaço o aprendizado contínuo

O ponto crucial é estar ciente de que nunca se sabe de tudo. A qualificação constante e atualização dentro do mercado de trabalho não são apenas necessidades – se tornaram obrigações. A tarefa não é fácil e com toda essa transformação, o mundo do aprendizado não poderia ser diferente. Hoje é possível encontrar locais em que se aprende e se aplica novas ferramentas ou metodologias de maneira prática e rápida. Esse conhecimento permite que executivos em busca de liderar a empresa nesse desenvolvimento digital consigam incorporar a mudança na essência do negócio, mantendo seu lugar no mercado.

Por Luiz Buccos, coordenador de Gestão de Negócios Digitais e digital immersion program na Digital House.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics