Gestão

Tecnologia de microlocalização aumenta a produtividade das empresas

O Brasil registrou um aumento na produtividade de 4,5% em 2017, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o estudo, o avanço tecnológico contribuiu para esse crescimento não apenas por meio da evolução de máquinas e equipamentos, mas também pela aplicação de tecnologias disruptivas na gestão de pessoas. Um exemplo deste fato é a microlocalização – que utiliza dados de geolocalização do funcionário para conectar a vivência online e offline.

Para as empresas, a iniciativa aumenta a compreensão da movimentação do colaborador no ambiente de trabalho, o que permite identificar fatores que incentivam a produtividade durante a rotina corporativa. Para o colaborador , a tecnologia favorece o reconhecimento pelo tempo dedicado ao trabalho e é um meio para se chegar ao maior aproveitamento da carga horária. Por este motivo, promete ser o diferencial para quem gerencia grandes equipes em áreas amplas, como escolas, hospitais e construtoras.

Em uma abordagem inédita no mercado de Recursos Humanos, a Ahgora lança a aplicação  Ahgora Live Indoor. A tecnologia fornece dados de microlocalização que permite mensurar a produtividade da equipe e identificar gargalos. Esta novidade otimiza o tempo dos colaboradores favorecendo, inclusive, para que tenham uma rotina mais tranquila.

Ao ter informações sobre a movimentação interna de colaboradores de uma indústria ou empresa, por exemplo, é possível saber quais pessoas estão em determinada linha de produção e quais setores têm  maior carência de colaboradores. Nestes casos, cabe ao gestor optar, então, por realocar a força de trabalho para obter melhores resultados.

O Ahgora Live Indoor foi desenvolvido após a constatação de que muitas empresas precisavam de informações em tempo real sobre os colaboradores no espaço de trabalho para agir de forma rápida e estratégica, realocando a força de trabalho quando necessário a fim de manter a operação.

“Na construção civil e serviços terceirizados, por exemplo, é importante saber onde o colaborador está, se após o início da jornada de trabalho está produzindo e quanto tempo permanece em cada local. O Ahgora Live Indoor oferece essas respostas em tempo real, aumenta a efetividade do RH e da gestão, bem como a produtividade dos colaboradores. Os dados ajudam a aumentar a eficiência operacional de cada funcionário em sua jornada de trabalho”, explica João Gabriel Lima, Product Owner e especialista em Inteligência Artificial na Ahgora.

O Ahgora Live Indoor será lançado pela Ahgora na 44° edição do Conarh (Congresso Nacional de Gestão de Pessoas). Realizado de 14 a 16 de agosto em São Paulo, o evento reúne as principais referências do setor.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics