Carreira

Tire a ideia do papel e coloque-a em prática em 5 etapas

Transformar uma ideia em um produto ou serviço leva tempo e dinheiro. Entretanto, de nada adianta uma ideia genial ou uma tecnologia inovadora se elas não resolvem um problema real dos consumidores. É por este motivo que muitas empresas estão aderindo ao Proof of Concept Design (PoC Design) – Trata-se de um laboratório experimental com a utilização de prova de conceito a fim de testar projetos e avaliar não apenas a viabilidade técnica, mas principalmente se os usuários desejam a solução e se estão dispostos a pagar por ela, antes de colocá-la no mercado.

Para Paulo Renato Oliveira, diretor criativo da Action Labs e um dos desenvolvedores desta nova metodologia, o PoC Design é um diferencial no ambiente corporativo porque a inovação não surge na companhia por meio de processos tradicionais. “A inovação não é um momento de genialidade, mas um resultado de uma postura de negócios e de processos que tornam a empresa ´fértil` para a inovação. É preciso criar rotinas e procedimentos que insiram a inovação na cultura organizacional. A experimentação, rápida e com custo relativamente baixo, pode virar uma rotina de negócios para empresas de todos os portes”, afirma.

Ainda segundo o diretor, o processo de aplicação do PoC Design para um negócio leva, em média, entre 21 e 45 dias. O período depende da complexidade da demanda. Porém, desenvolve-se em qualquer circunstância em apenas cinco etapas. Acompanhe abaixo:

Imersão

É a fase da observação, do entendimento do projeto e pesquisa com consumidores. O primeiro passo é realizar uma profunda entrevista com quem seria o usuário do produto. Por sua vez, as respostas e os insights referentes a comportamento e reações geram um Mapa de Empatia, que consiste em reconhecer quem é o entrevistado. Esta fase permite desenhar a jornada do usuário, contém os pontos de contato, relacionamento, ações, intenções e reações em cada etapa do processo em que o consumidor estará em atividade com a solução ou produto oferecidos.

Ideação

É a etapa de geração de alternativas para os problemas apontados na fase da imersão. Durante a ideação, a proposta é pensar fora da caixa, apresentar ideias sem julgamento e sem limites para que funcionem como dicas de insights coletivos.

Priorização

Nesta etapa, há a concentração de esforços para a resolução dos problemas. Uma ideia mais objetiva possibilita uma mensuração mais precisa dos resultados. Saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer.

Prototipação

Mais importante do que provar o funcionamento, um protótipo de PoC deve trazer respostas. O consumidor realmente está disposto a adotar esta solução? A pagar por ela? Vai utilizar o produto no seu dia a dia? Qual o modelo de negócios mais adequado?

Teste

É a fase em que todas as ideias são colocadas à prova sem esperar que estejam certas, mas as levando mais perto da verdade. Os testes em uma Prova de Conceito devem ser sempre considerados como meio do caminho e não o fim. Idealmente estruturados em ciclos, os testes devem gerar feedback considerando o caráter evolutivo do projeto. O retorno do teste deve ser de “próximos passos” e não de “deu certo” ou “deu errado”.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics