Ética

Transparência nas empresas está longe de ser realidade, mostra pesquisa

A transparência é um tema discutido em sua organização? Segundo a definição do dicionário, transparência é a qualidade do que é transparente, ou seja, que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. No sentido figurado, a noção de transparência também é utilizada para fazer alusão à característica de uma pessoa ou organização que não oculta nada, que não tem nada a esconder. Este conceito foi utilizado na pesquisa “Transparência” que inaugura a série Outlook & Perspective, realizada por Cristina Panella, Consultora Sênior BMI Blue Mangement Institute.

A pesquisa levantou que, quando o assunto é direito à informação clara e transparente, 95,8% dos líderes acreditam que o direito de ser informado e de ter acesso à informação é importante tanto na empresa como na sociedade em geral, mas, em contrapartida, apenas 19.8% responderam que a empresa é totalmente transparente, com informações e processos acessíveis a todos.

Para uma empresa ser transparente, a comunicação é essencial. As regras do jogo devem ser compartilhadas de forma objetiva e madura. Frases colhidas durante a realização da pesquisa apontam alguns motivos para que a transparência seja uma preocupação. “Quanto mais os funcionários estão informados e mais alinhados com os desafios da empresa, mais eles estarão comprometidos para vencerem juntos as barreiras”, explica o consultor de negócios e carreira Alberto Roitman.

Outro importante fator que está diretamente ligado à transparência, de acordo com os dados da pesquisa, é o engajamento. Ela é apontada como condição essencial para o engajamento dos colaboradores. Pelo menos esta é a opinião de quase todos os líderes entrevistados. Quando perguntados se em uma empresa mais transparente, todos os colaboradores são mais engajados, 95,8% disseram que sim. “Entendo que as palavras mais simples e exemplos aplicados ao cotidiano são promissores e o entendimento, a disseminação e o engajamento das pessoas serão mais promissores”, destacou um dos entrevistados.

As opiniões ficam um pouco divergentes quanta fala-se sobre a relação da transparência com a cidadania dos profissionais. Uma parcela significativa, 46,5%, acredita que transparência e cidadania pertencem a diferentes esferas, com pequena ou nenhuma influência de uma sobre a outra. Mas, para a maioria, 53,5%, a transparência nas empresas contribui decisivamente para o exercício da cidadania dos colaboradores.

Outra questão muito importante para a maioria dos entrevistados diz respeito a ter processos bem definidos. 87,3% acreditam que a modelagem dos processos internos contribui para a transparência da empresa.

A liderança é muito importante para a disseminação da cultura de transparência nas empresas. Para 45% dos entrevistados isso pode ser feito através de canais de comunicação. Já 26% acreditam que o mais importante é a liderança ser o modelo a ser seguido. E outros 20% acham que a liderança deve ser ativa, promotora e garantidora dos processos de transparência. Para Alberto Roitman “A liderança deve estar mais próxima de suas equipes, sendo mais humilde, se desprendendo da hierarquia e deixando de lado a máxima que ‘informação é poder’”.

Mas mesmo com a maioria valorizando a transparência para a saúde da empresa, apenas 19.8% dos líderes responderam que a empresa é totalmente transparente, com informações e processos acessíveis a todos. 57,7% acreditam que a transparência na empresa obedece a níveis de acessos distintos e para 22,5% não há uma política clara de transparência de informações ou processos.

Comentários

comentários

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics