Carreira

Você está endividado por essas 4 razões

Os dados mais recentes divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) dão conta de um cenário alarmante. Mais de 58% das famílias brasileiras têm dívidas consideradas muito acima de seus rendimentos e praticamente um quarto (24%) está inadimplente.

Ainda que o cenário econômico não seja positivo, não há uma associação direta entre o grau de endividamento e inadimplência do país com o desempenho da economia. Por vezes, é exatamente o inverso: em tempos de bonança, quando a oferta de crédito é abundante, é que as pessoas se complicam (ainda mais) financeiramente.

Portanto, se a crise não é responsável pelo crescimento do endividamento e inadimplência, o que faz com que mais da metade das famílias brasileiras esteja tão endividada? De acordo com Roberto Navarro, CEO do Instituto Coaching Financeiro (ICF), mais notável programa de Formação e Educação Financeira com Coaching do país, é possível apontar inúmeros motivos que levam as pessoas a viver com as contas no vermelho. “Embora algumas pessoas coloquem a culpa nos impostos ou na inflação, o fato é que cabe a cada um saber controlar as próprias finanças e fazer com que o orçamento mensal seja suficiente para pagar todas as contas. Para que isso ocorra, é fundamental que as pessoas criem o hábito da disciplina financeira pessoal”, explica ele ao revelar a razão número um para o descontrole financeiro: falta de disciplina.

“O primeiro passo para ter disciplina financeira pessoal é fazer um planejamento financeiro. Para ser ainda mais eficiente, pode-se fazer um planejamento semanal, mas o planejamento mensal também resolve o problema. Em seguida, é preciso que você tenha iniciativa e adota ações que façam seu planejamento ser cumprido conforme o esperado”, aconselha o coach.

Na prática, é preciso apostar em um planejamento bem elaborado e concretizá-lo. “Depois disso, basta continuar controlando os seus gastos, avaliando quais são realmente necessários e os que podem facilmente ser cortados. Com o tempo, você provavelmente verá que seu dinheiro está rendendo muito mais, com chances de que sobre um pouco para fazer uma economia para o futuro”.

Conheça agora mais detalhes das 4 principais razões que contribuem para o endividamento das pessoas.

1. Descontrole (intelectual e emocional): ok, esta é uma outra forma de designar a falta de disciplina, mas suas implicações vão além e devem ser consideradas de maneira integral. A relação das pessoas com o dinheiro é essencialmente emocional e como pouca gente reconhece isso de fato, cria-se um problema (quase) impossível de solucionar: ao tomar uma decisão financeira as emoções estão no controle, mas o indivíduo tem certeza de que está agindo racionalmente. Só muito autoconhecimento (e coaching) para resolver.

2. Cartão de Crédito: este é um produto excelente para quem sabe usar e muito traiçoeiro para quem não sabe. A possibilidade de parcelar a fatura (ou pagar o mínimo, por exemplo) é o caminho mais curto para o ciclo do endividamento sem fim. Se estiver com dívidas, suspenda o uso do cartão até que a situação volte ao normal.

3. Consumo exagerado: mesmo as pessoas mais controladas gastam com coisas absolutamente supérfluas e desnecessárias. Imagine, então, alguém que compra compulsivamente ou vai ao shopping quando está estressado? Antes de tirar a carteira do bolso (ou da bolsa) cabe sempre a pergunta: eu realmente preciso comprar este item hoje?

4. Desconhecimento sobre operações de crédito: a maioria das pessoas não sabem como funcionam determinados produtos financeiros ligados à linha de crédito disponível. É muito importante atentar para as taxas de juros de cada opção disponível e evitar ao máximo fazer um empréstimo para pagar dívidas. Muitas vezes, troca-se um problema já conhecido por outro, muito maior. Fique atento.

Comentários

comentários

Comente aqui!

Qual sua opinião?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desde 1998 p&n é uma plataforma de conteúdos referência em Gestão de Pessoas e mundo do trabalho. Tanto nas versões web e impressa, com sua linha editorial independente, é focada na melhor entrega de informações e serviços para os profissionais de RH.

curte com a gente!

© 2017 Revista Profissional & Negócios. By Rockbuzz | Estratégia Digital

TOP
Web Analytics