Carreira

Você pratica a Netiqueta?

A apresentação online é tão importante quanto a forma de nos relacionarmos no dia a dia com colegas de trabalho, clientes, parceiros e fornecedores. Portanto, começo com as seguintes reflexões: Qual imagem você deseja expressar nas redes socais? Ela está de acordo com os seus objetivos profissionais? Seja em postagens pessoais ou de trabalho, é preciso ter uma postura adequada e ética. Afinal, lidamos com públicos diferentes em um mesmo espaço, mas, somos uma única pessoa e temos que representar nossos propósitos. Dessa maneira, praticar a Netiqueta (etiqueta nas redes sociais) é essencial.

Por exemplo, no Facebook, são feitas divulgações da empresa e também de assuntos particulares. Neste contexto, será que as nossas preferências individuais vão de encontro aos interesses e forma de pensar dos clientes? A maneira de se comportar, publicações e interações devem ter coerência com os dois âmbitos da vida.

Já o LinkedIn que trata-se de uma excelente ferramenta para networking, tem a necessidade de ser preenchido com temas totalmente corporativos. Ou seja, é fundamental ter postagens exclusivas sobre o seu produto/serviço ou ainda posts relacionados ao mesmo a fim de gerar interesse nas conexões e novos relacionamentos.

Temos ainda o Instagram. Nesta rede, a divulgação acontece principalmente por meio de fotos e pode ter ou não links que direcionam para um blog ou site. Esta apresentação visual com uma imagem em alta qualidade é outro ponto de extrema importância para transmitir uma mensagem profissional da sua marca.

Pensando em contribuir para o desenvolvimento de uma imagem pessoal diferenciada nas redes sociais, criei seis dicas:

  • Evite postagens e comentários preconceituosos ou agressivos
  • A foto de perfil nas mídias é a principal apresentação, portanto, é importante demonstrar profissionalismo, seriedade, alegria e proximidade
  • Procure não expressar atitudes pessimistas. Seja o protagonista da sua vida.
  • Adeque linguagem com a rede. Por exemplo, no Instagram a foto é a principal mensagem e no LinkedIn os temas precisam ser mais corporativos.
  • Uma opção no Facebook para facilitar o uso é ter uma rede pessoal e outra para a empresa. Na plataforma é possível ter uma Fanpage para o negócio.
  • Ter atenção à gramática é um item indispensável para garantir uma boa imagem e confiança no trabalho desenvolvido.

A partir dessas sugestões, você será capaz de alcançar uma imagem de interesse aos clientes e amigos. Terá coerência na sua apresentação presencial e virtual com o mesmo discurso, propósito e objetivos.

Por Priscila Avelar, executiva da Prisence – Consultoria de Imagem Pessoal & Corporativa

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics