Carreira

Você tem Inteligência Emocional?

O controle emocional e o gerenciamento de emoções (as próprias e das pessoas ao redor) formam a Inteligência Emocional (IE). A partir dela, atrasos no trabalho, trânsitos e o café que caiu na roupa no momento de uma reunião importante são capazes de desequilibrar. Ou seja, imprevistos e situações adversas são superados da melhor maneira. Por consequência, a habilidade para lidar com os sentimentos proporciona um bom relacionamento com família, amigos e colegas de empresa.

Mas, quais são realmente as características de quem apresenta IE? Pensando em contribuir com esta identificação, a Febracis – Instituição brasileira de Coaching aponta 10 sinais que envolvem a capacidade.

Você é um bom líder

Todos os líderes (independente do seu modo de liderar) tem uma característica em comum: Inteligência Emocional. Ter controle emocional é essencial para os bons líderes, que devem saber lidar com situações delicadas, dar feedbacks construtivos, ser produtivos, trabalhar bem sob pressão e ter foco em resultados.

Você conhece suas fraquezas e forças

Ter autoconsciência por meio do autoconhecimento é fundamental para se desenvolver profissionalmente e para saber conduzir com equilíbrio a vida pessoal. Ser honesto consigo mesmo sobre quem você é permite que você se autodesenvolva em busca da melhoria constante.

Dessa maneira, uma pessoa com controle emocional consegue identificar suas fraquezas e forças e ainda tem capacidade de analisar criticamente esse quadro para explorar aspecto da sua personalidade.

Quando está chateado sabe o motivo

É muito comum vermos pessoas tristes e ao perguntá-las o que está acontecendo dizerem que nem mesmo sabem o motivo de estarem assim. Este acontecimento significa falta de autoconhecimento e de capacidade de análise, que, ao fim, mostra que a pessoa não desenvolveu sua IE.

Portanto, se é capaz de entender exatamente o que lhe deixa chateado ou triste (e consegue identificar a raiz desse problema), você tem controle emocional.

Você se dá bem com a maioria das pessoas

Se você tem facilidade em manter relacionamentos interpessoais e se dá bem com quase todo mundo, isso é sinal de equilíbrio. Quando o indivíduo está bem em seu interior, as pessoas ao seu redor aproximam-se com mais facilidade, sem que sejam gerados atritos e desconfianças.

Você se importa muito em ser uma pessoa boa e moral 

Um aspecto muito essencial da IE é o desenvolvimento de uma identidade moral. Esta característica relaciona-se com a imagem que desejamos construir de que somos pessoas éticas e que se preocupam com os demais.

Assim, se você ajuda as pessoas ao seu redor, doa tempo ou bens para quem precisa, é ético no trabalho e pratica aquilo que discursa, você provavelmente tem a habilidade desenvolvida.

Você é bom em ler as expressões faciais das pessoas

Você percebe quando seu colega de trabalho chega a empresa e se mostra chateado com algo? Consegue perceber quando a sua esposa ou marido está revoltada (o) com alguma situação? Percebe quando seu filho está tentando esconder algo de você?

Ser capaz de identificar como as outras pessoas estão se sentindo faz parte dos atributos das pessoas com uma boa inteligência emocional.

Você supera muito bem os obstáculos

Ter a capacidade de se reerguer com facilidade frente a problemas e erros cometidos diz muito sobre o seu controle emocional. Aqueles que lidam bem com os obstáculos do cotidiano sabem que há algo que todos devemos fazer com frequência: seguir em frente.

Uma pessoa resistente não fica presa às emoções e situações negativas, pois sabem equilibrá-las com outros sentimentos positivos. Ou seja, essa pessoa costuma dizer “estou triste que isso aconteceu”, “mas sou muito grato por conta desses outros fatores”.

Você confia no seu instinto

Você se sente confiante em seguir sua intuição? Ou faz justamente o contrário do que o instinto indica? Se você tem a capacidade de confiar em si mesmo e nas suas emoções, não há qualquer motivo para não escutar a sua voz interior que lhe diz qual é o melhor caminho a seguir.

Você sabe se automotivar

Desde pequeno você sempre foi ambicioso e trabalhador, correndo atrás dos seus sonhos e objetivos, mesmo sem ser recompensado por isso? Se você consegue focar sua atenção e energia nos seus objetivos de forma constante e motivada, sem que precise de alguém lhe dando forças para isso o tempo todo, você é uma pessoa com muito controle emocional.

Você sabe dizer não

A autorregulação é um dos componentes da IE. Ela representa a capacidade da pessoa em se disciplinar e evitar hábitos ruins, sabendo tolerar o estresse e controlar seus impulsos. Além disso, a pessoa com esse controle emocional sabe dizer não para manter o foco e suas prioridades.

Comentários

comentários

TOP
Web Analytics