O trabalho de uma consultoria especializada tem como objetivo desenvolver atividades que melhoram os processos de gestão empresarial dentro das organizações. As atividades consistem deixar os processos mais simples e revisar os processos, propor mudanças para os clientes e outros processos. Um dos destaques da consultoria é a possibilidade de aliar uma revisão das áreas dos clientes, racionalizando as etapas de trabalho e adequando-as, otimizando os recursos que cada instituição pode oferecer.
De acordo com Sergio Ricardo Rocha, conhecido como Dr. Vendas, a consultoria é um processo de transferência de conhecimento, habilidades e atitudes para a empresa do cliente, que permitirá uma melhor interação com o mercado, de forma a conduzir, da maneira correta, a busca de resultados esperados e desejados. Para ser um consultor, é preciso ter experiência em fazer diagnósticos, com a meta de identificar as melhores soluções e recomendar ações de maneira clara e objetiva para os clientes, explica.
A ideia do consultor é ser um facilitador da obtenção de resultados, mas o especialista faz questão de frisar que é preciso deixar claro que o consultor não executa nada sozinho.
Além disso, Rocha comenta que uma das características mais importantes de um bom consultor é ter vivenciado o lado das empresas, para adquirir experiências práticas no segmento em que realiza consultoria. Além disso, é sempre muito bom ter uma boa formação acadêmica somada à conexão com o mercado e a obstinação pela pesquisa. Assim como em qualquer outra profissão, o profissional não pode se acomodar, é preciso manter as pesquisas e estudos sempre em dia, ressalta o especialista.
Para Rocha, uma das maiores vantagens na contratação do consultor é o fato de ele não estar envolvido anteriormente no dia-a-dia da empresa, o que permite a ele uma visão diferente dos problemas apresentados pela instituição, e, com isso, uma maior imparcialidade.