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Benchmarking | 21/3/2014
Saúde corporativa é isso
Leroy Merlin implanta programa voltado para a saúde e bem-estar dos colaboradores em todos os níveis hierárquicos.

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Cuidar da saúde do funcionário é cuidar do patrimônio intelectual da empresa. A cada ano que passa, essa ideia parece estar mais enraizada na cultura das empresas, que agora procuram oferecer qualidade de vida e benefícios para seus colaboradores de maneira sistemática.


No ano passado, a rede de varejo Leroy Merlin desenvolveu um programa de qualidade de vida exclusivamente voltado para o bem-estar dos funcionários. Implementado no último mês de junho na loja-piloto, o projeto não só deu certo como também rendeu frutos para a empresa, que conquistou o prêmio “As Melhores do Seguro 2013”, segundo pesquisa realizada pela Revista Apólice.


De acordo com Marcelo Rossi, gerente de benefícios e remuneração da Leroy Merlin, a ideia surgiu da necessidade de compromisso com um diferencial para o segmento de varejo, já que nenhuma empresa tem um programa estruturado e cadastrado na ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida).


O case foi desenvolvido em parceria com a consultoria Admix e foi planejado para atender as expectativas dos colaboradores, além, é claro, de promover melhorias nos resultados do negócio. Rossi conta que o desenvolvimento do programa na verdade começou no final de 2012, quando a rede fez um balanço para entender o que poderia ser melhorado dentro das lojas, na opinião dos colaboradores. “Nós identificamos dois pontos críticos para os colaboradores, a saúde e a jornada de trabalho. Depois disso, o programa exigiu um planejamento de quatro meses. Foi um processo lento, porque precisávamos desenvolver muito bem a ideia do que seria feito.”


Além da motivação e bem-estar do funcionário, o projeto teve um lado bastante sintonizado com a estratégia. A ideia era diminuir o turnover e as faltas, mesmo as que estavam sob atestado médico, e aumentar a produtividade. Dessa forma, o planejamento também levou em conta os altos índices de sinistralidade que envolvem a utilização do plano de saúde. O gerente destaca que essa análise partiu também do uso preventivo, não só em casos de emergências que possam acontecer com o colaborador.


A primeira loja que recebeu a implantação foi a filial Lar Center, em São Paulo. O programa foi implantado durante uma semana, para conseguir atender a todos os funcionários que trabalham de domingo a domingo. Além de palestras e uma avaliação odontológica, médicos e enfermeiras realizaram o preenchimento de um questionário e todos os trabalhadores passaram por uma bateria de exames para verificar peso, altura, IMC (Índice de Massa Corporal), pressão, colesterol e glicemia.


“Nessa ação, nós identificamos um colaborador que estava hipertenso. Imediatamente falamos para ele ir para o médico e fazer exames mais completos e começar o tratamento. Hoje, depois de alguns meses em tratamento, ele mudou a alimentação, emagreceu 14 quilos, e a pressão está totalmente controlada. Ele mesmo fez questão de me falar que, naquele momento, percebeu que precisava se cuidar”, comenta Rossi.


O acompanhamento na loja será feito semestralmente, tanto que, no final de 2013, uma segunda ação foi realizada na loja Lar Center. Dessa vez, para falar sobre os próximos planos, anunciar os resultados diagnosticados durante o período e parabenizar os funcionários.


O gerente de benefícios destaca os frutos que a ação trouxe para a loja: “Nós percebemos uma maior integração entre os colaboradores, já que hoje eles estão muito mais unidos, além de uma melhoria considerável no clima organizacional. Percebemos também a redução das faltas e o aumento do faturamento da loja. E acho que podemos destacar até mesmo uma melhor integração familiar, já que o colaborador leva pra casa o que ele aprende aqui, o que mostra a conscientização da saúde que mapeamos”.


O programa será implantado gradativamente nas 31 lojas da rede no Brasil, que contam, juntas, com mais de 15 mil funcionários, e a previsão é que, ao final de cinco anos, todas as lojas já o tenham implantado.


No final deste mês de março, a loja de Interlagos receberá o projeto, já com novos exames, como o teste de acuidade visual e a utilização da balança de bioimpedância, que apresenta o percentual de água e gordura da pessoa, além de possibilitar um mapeamento no corpo por meio de eletrodos.


Para isso, cada loja precisa ter um comitê de qualidade de vida que acompanhe o programa e identifique problemas que os colaboradores possam enfrentar, além de analisar conquistas e números positivos.


Simultaneamente, a loja-piloto entrará na segunda fase do programa de qualidade de vida, que consistirá em promover a consciência e o hábito de uma alimentação saudável para os colaboradores. O tema também foi definido a partir de conversas entre os colaboradores em que eles próprios disseram sentir a necessidade de um maior conhecimento sobre o assunto. A ação ocorrerá por meio de palestras e dinâmicas, para possibilitar uma construção conjunta entre funcionário e companhia sobre o assunto.


Segundo Rossi, já para o segundo semestre do ano, o plano é focar em aspectos que estejam ligados à rotina de trabalho, que falem sobre organização do tempo e aumento de produtividade sem nenhum tipo de dano à saúde do colaborador.



Tags:  saúde, corporativa, bem-estar,





 

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